Quem quiser adquirir um dos 50 exemplares do Elise 250 Special Edition, tal e qual como sai de fábrica, terá de despender 64 mil euros em França ou na Alemanha, e cerca de 68 mil euros em Itália. Em Portugal, ainda não é conhecido o preço desta edição especial que a Lotus criou para assinalar os 50 anos da fábrica de Hethel.
O motor é o conhecido quatro cilindros de 1,8 litros, sobrealimentado por um compressor mecânico do tipo Eaton, com 243 cv/7200 rpm e um binário máximo de 250 Nm constante entre as 3500 rpm e as 5500 rpm, tendo acoplada uma caixa de velocidades manual de seis relações.
Do Elise Cup provêm, também, o sistema de travagem (com pinças de duplo pistão da AP Racing na frente, pinças de pistão único da Brembo atrás e um ABS especialmente calibrado para uma utilização em circuito) e a suspensão por triângulos sobrepostos (com amortecedores Bilstein, molas coaxiais Eibach e barra estabilizadora dianteira ajustável). De série são, ainda, o diferencial autoblocante de controlo electrónico e o ESP com os modelos de funcionamento “Sport” e “Race”.
Além destes atributos tecnológicos, o Elise 250 Special Edition conta ainda com várias e exclusivas melhorias estéticas.
No exterior, para além das quatro cores de carroçaria disponíveis (azul metalizada, vermelha, amarela e branca), o destaque vai para os vários componentes em fibra de carbono produzidos artesanalmente, propostos de série: splitter dianteiro, asa traseira, portão traseiro e painel de acesso dianteiro (o hardtop em fibra de carbono é opcional). As jantes de liga leve forjadas são prateadas de série, ou pretas em opção.
Já no habitáculo, também dotado de acabamentos artesanais, saltam à vista as baquets em carbono revestidas a pele azul ou cinzenta, com costuras contrastantes, o mesmo acontecendo com os painéis interiores das portas. Ainda assim, o Elise 250 Special Edition poderá ser totalmente personalizado através do Programa Lotus Exclusive, capaz de satisfazer praticamente qualquer desejo do cliente, assim o dinheiro não seja problema.