A partir de setembro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) poderá passar a pagar diretamente aos estagiários a parcela referente à parte da bolsa suportada pelo Estado, escreve o Jornal de Noticias, acrescentando não se saber se tal procedimento só será adotado no caso das empresas incumpridoras ou se passará a ser regra.

Num ou noutro caso, parece certo que esta alteração de procedimentos só será válida no caso das candidaturas que forem aprovadas a partir de setembro. As novidades estarão plasmadas na nova portaria que deverá entrar em vigor no próximo mês.

Esta mudança, a acontecer, chega depois de o presidente do Conselho Nacional da Juventude ter dito há uma semana que há empresas a forçar os estagiários ao abrigo dos programas do IEFP a devolver em numerário a comparticipação dada pela empresa.

Depois disso já se soube, através do jornal Público, que o IEFP recebeu três queixas formais relacionadas com alegada fraude na utilização do programa de estágios profissionais que é financiado pelo Estado, duas das quais já estão no Ministério Público.

Este fim de semana, o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), António Valadas da Silva, garantiu ao Público que vai pedir uma auditoria aos serviços depois das denúncias sobre a utilização ilegal dos estágios profissionais por parte das empresas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR