771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

José Manuel Oliveira Antunes

Convidado

Artigos publicados

Saúde Pública

SNS: de falhanço em falhanço até à derrota final

Há duas opções: sonhar com a grande reforma da Administração Pública para o dia de S. Nunca, ou contratar médicos e enfermeiros tão bem pagos como no sector privado.
Justiça

A Justiça e o Alzheimer de Ricardo Salgado

Ricardo Salgado nunca cumprirá pena de prisão. Mas muitos lesados estão vivos e é obrigação dos tribunais esclarecê-los – ressarcidos nunca vão ser – se a justiça entende que foram burlados ou não.
Fronteiras

Alguém tem de vencer?

Imagine-se que na Alemanha ganharia as eleições uma força política que reivindicava a antiga fronteira. Estamos a falar de fronteiras com o mesmo tempo histórico do Plan de Partage da Palestina.
Hamas

O Hamas e a Convenção de Genebra

Ainda que fosse considerado um movimento de resistência, o Hamas, não cumpre nenhuma das condições exigíveis do artigo 4º A da Convenção de 1929, e os acontecimentos de 7 de Outubro são disso prova.
PRR

Os mangas de alpaca do PRR

Ao fixar um prazo tão curto para a elegibilidade das candidaturas, o Fundo Ambiental permite que se questione se há mesmo vontade de conceder algum apoio ou, afinal, isto é só para cumprir calendário.
Imigração

O referendo polaco

O que está em causa neste referendo-chantagem que o governo polaco anuncia é o facto de ser intenção da CE forçar os Estados membros a partilhar responsabilidades pelos migrantes que surgem na Europa.
PT

Os suspeitos do costume

Com os negócios em Portugal e os “investimentos” no Brasil e em Angola, a PT, para os suspeitos do costume, foi sempre uma espécie de vaca do império.
Legislação

As Ordens Profissionais são necessárias?

Mais que estas alterações legislativas, são os factos da vida real que foram diminuindo a importância das Ordens Profissionais e que as vão tornando irreversivelmente uma sala vazia.
TAP

O arroz japonês e a TAP pública

Ideologicamente pode defender-se uma TAP pública. Pode até afirmar-se que “Portugal não está à venda”. Agora afirmar que a TAP isolada pode ser lucrativa e competitiva simplesmente não é sério.
Politicamente Correto

Como os nazis não se lembraran disto?

Não existe qualquer diferença relevante, a não ser no fumo, entre a queima de livros pelos nazis e as adulterações e cancelamentos actuais de livros e autores. Trata-se de puro totalitarismo.
Serviço Público

Porque nunca haverá uma greve aos impostos

Por muito justo que fosse, não é possível fazer uma greve aos impostos, até porque o terço da população que os paga ainda seria considerada criminosa e punida pelo governo.
TAP

O regresso de D. Carlota Joaquina

Se o pedido de antecipação do voo foi feito pela agência de viagens, então quem inicialmente pediu à dita agência de viagens que antecipasse o voo? Isso continuamos sem saber.
Marinha Portuguesa

A insubordinação no Bazófias

Se alguns dos militares forem dispensados da Armada, sugiro que se candidatem a funcionários judiciais, onde – longe das agruras do mar – cumprirão apenas as tarefas que entenderem.
Habitação e Urbanismo

Pedir a um coxo que corra os 100 metros

Regular o mercado imobiliário é como pastorear gatos. Um dia voltará a “bolha”, as casas desvalorizarão de novo e assim sucessivamente.
Habitação e Urbanismo

Estamos a criar uma sociedade de hóspedes

Tratar a falta de habitação como se trata a ausência de qualquer outro produto do mercado irá seguramente ter como consequência uma convulsão social, como há muitos anos não conhecemos.
Estágios Profissionais

Estágios remunerados e fim das profissões liberais

Tornar obrigatório que sociedades de advogados, arquitectos, contabilistas, engenheiros, etc., seja qual for a sua dimensão, tenham de remunerar todos os estagiários pode bloquear o acesso à profissão
Contratos Públicos

Concepção-construção: prenúncio de mais um fiasco

A capacidade dos contraentes públicos para elaborar o Programa Preliminar já não se verifica para o Estudo Prévio, que terá de ser solicitado a terceiros. Então, onde se encontra a celeridade?
Contratos Públicos

O drama dos ajustes diretos

Uma das opções é o poder político assumir que não somos capazes de executar o PRR cumprindo as regras da concorrência e endossar para os particulares por ajustes directos o trabalho que deveria fazer.
Imigrantes

Nómadas digitais em terra de mansos

Para além do negócio da venda de passaportes portugueses introduz-se agora a figura do “nómada digital”, como se muitos dos portugueses que emigram não fossem eles também nómadas digitais.
Gás Natural

A síndrome do país pequeno

Continuamos a produzir excelentes diagnósticos, repetindo ao longo de décadas e décadas soluções que nunca são implementadas. Sendo a lamúria a mesma, torna tudo isto numa catarse ou numa ladainha.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos