Mais uma medalha. E novamente de bronze. Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira, da equipa portuguesa de boccia BC1/BC2, venceram a Argentina (6-2) e terminaram em terceiro lugar da competição no Rio2016.
A delegação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Rio2016 conquistou na sexta-feira a primeira medalha. Luís Gonçalves ficou em terceiro lugar prova dos 400 metros T12 (deficiência visual) e trouxe o bronze.
O boccia é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, que consiste em lançar bolas tentando deixá-las o mais perto possível de uma bola alvo, e é destinada a atletas com deficiência motora – paralisia cerebral em cadeira de rodas ou doenças neuromusculares -, que pode ser disputada individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por género.
Na modalidade, designado pelas iniciais BC, os atletas são divididos em quatro classes, numeradas de 1 a 4. As classes 1 e 2 são destinadas a atletas que jogam com a mão ou com o pé, a 3 agrupa os atletas que jogam com calhas, e a 4 os praticantes que sofrem de doenças neuromusculares.