Não é novidade que as atualizações de sistema da Apple precisam de algum espaço livre. E o problema comum nos iPhones, em especial nos modelos mais antigos, é a constante mensagem de que o armazenamento está quase cheio. Mas então o que pode ser feito para recuperar algum espaço livre sem ser necessário apagar fotografias ou outros dados?

O truque mais famoso

Um dos truques que se tornou viral foi o de tentar fazer o download de um ficheiro demasiado grande. Automaticamente recebe o aviso de espaço insuficiente e, por magia, acabou de ganhar algum espaço livre.

Este processo pode ser repetido diversas vezes até verificar que já não consegue recuperar mais espaço livre.

Escolher bem as aplicações

Todos os utilizadores têm aquelas aplicações de que, na verdade, não precisam. Instalaram para experimentar e acabaram por deixar dentro de uma pasta porque “um dia pode dar jeito”. Mas este é um problema que pode acabar por encher a memória do iPhone.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É fácil de gerir e resolver esta situação. Basta ir a Definições > Geral > Armazenamento e iCloud > Na zona de armazenamento carregar em Gestão.

Memória Memória

Nesta lista de aplicações que vai aparecer é possível verificar as que mais espaço ocupam na memória do dispositivo. É uma questão de percorrer a lista, escolher aquelas que não lhe fazem falta e que estão a ocupar um espaço considerável e apagá-las.

Não guarde conversas do passado

Por defeito, o iPhone vem programado para nunca apagar mensagens da memória. Por um lado é positivo, tem sempre todas as conversas guardadas e pode aceder a qualquer altura a uma conversa em concreto. Mas existe alguém que vá ver conversas com mais de 30 dias? Ou com mais de um ano? É quase certo que não. No entanto o seu “amigo” ainda as guarda na pouca memória que lhe resta.

Para resolver esta situação só precisa de se dirigir novamente às Definições > Mensagens > Manter Mensagens.

Mensagens Mensagens

Agora é só escolher uma das opções que são disponibilizadas e as mensagens que estiverem fora do limite de tempo selecionado serão automaticamente apagadas.

Partilhas em excesso

A Apple tem um sistema que consegue comunicar na perfeição entre todos os dispositivos que a marca produz. Mas nem tudo é positivo nesta funcionalidade.

Se é utilizador do serviço iCloud e costuma utilizar o serviço Fototeca em iCloud e Enviar para A minha partilha, pode estar a ocupar espaço desnecessário sem ter essa noção. O serviço de Enviar para A minha partilha serve para que todas as fotografias, de todos os dispositivos Apple ligados à mesma conta, sejam partilhadas entre todos os aparelhos. Será que precisa mesmo de ter aquela fotografia do trabalho que tirou com o iPad a ocupar memória no iPhone só porque sim?

Para resolver o problema, basta desligar esta opção em Definições > iCloud > Fotografias. Assim, as fotos ficam guardadas no iCloud sem que sejam transferidas para outros dispositivos contra a vontade do utilizador.

Modo HDR

O modo High Dinamic Rage (HDR) permite melhorar as fotografias que são tiradas com o iPhone ao combinar o melhor de três exposições diferentes numa só foto. Mas também traz uma desvantagem para a memória. O dispositivo guarda a foto original e a foto em HDR, ocupando o dobro do espaço desnecessariamente.

Para resolver o problema só precisa de ir até a Definições > Fotografia e Câmara > Guardar exposição normal. Ao desativar esta opção, quando for tirada uma fotografia em modo HDR, a única que fica guardada é a que foi melhorada.

Fotos HDR

Limpar a cache ajuda

Com a constante navegação pela internet, o telemóvel vai armazenando pequenos dados que, ao início, não afetam muito a memória. Mas ao fim de uns quantos meses a armazenar pequenos dados, estes já começam a pesar mais do que era suposto e necessário. Por isso convém fazer uma limpeza ao histórico e aos dados armazenados pelo navegador.

Cache Cache

Para isso só precisa de ir a Definições > Safari > Limpar histórico e dados dos sites > Limpar histórico e dados. Esta dica pode variar dependendo do navegador que cada um utilizar, mas a opção que deve ser selecionada é semelhante em todos.

Resolveu tudo e ficou como novo?

A resposta é não. Um smartphone mais antigo não foi feito para ficar como novo com o passar do tempo, muito pelo contrário. No entanto, estas pequenas dicas podem ajudar a ganhar muito espaço livre para que seja possível atualizar o iPhone para a versão mais recente ou, simplesmente, adicionais mais ficheiros ao seu companheiro de todos os dias.

Texto editado por: Filomena Martins