Depois do lançamento do novo iOS 10 os iPhone receberam uma cara diferente, com mais funcionalidades e novos pormenores. Como tal, deixamos alguns truques e dicas que podem dar jeito a quem utiliza o iOS 10.

Pressionar o botão principal? Não obrigado

Uma funcionalidade que veio juntamente com o novo sistema operativo móvel da Apple foi o pressionar o botão home para desbloquear o aparelho. Esta função pode funcionar bem no novo iPhone 7 e 7 Plus uma vez que o botão não é físico, mas para quem tem um modelo anterior existe sempre o receio de o avariar com maior facilidade.

Se é utilizador de um iPhone ou iPad com impressão digital, pode desativar esta função. Basta ir a Definições > Geral > Acessibilidade > Botão Principal e desativar a opção de pressionar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nunca mais se volte a esquecer onde estacionou o carro

Que atire a primeira pedra a pessoa que nunca teve dúvidas quanto ao local onde estacionou o carro. É um caso comum à maioria dos condutores e o iOS oferece uma solução que pode dar muito jeito.

No caso de existir sinal GPS disponível, o iOS pode guardar no mapa o local exato onde estacionou o carro assim que o desliga. Para isso basta que o dispositivo esteja ligado ao veículo através de bluetooth. Se estiver disponível, a localização será apresentada na barra de notificações, evitando assim algumas dores de cabeça.

Truques iOS9 Truques iOS8 2

Aceda a Definições > Mapas e ative a funcionalidade Local de estacionamento e assim sabe sempre onde anda o carro.

Luz à medida de todos

A funcionalidade de lanterna é uma mais valia em diversas situações mas, noutras, não é preciso uma luz tão forte como a que vem de origem. Com o iOS 10, e caso tenha um dispositivo com 3D Touch, pode regular a intensidade da lanterna.

Basta abrir o painel inferior e pressionar o ícone da lanterna. De seguida surgem então três níveis de intensidade e é só escolher o que melhor se adequa à situação.

Partilhe o trabalho com maior facilidade

A aplicação de notas recebeu uma nova ferramenta de trabalho. Agora pode partilhar notas facilmente com outros utilizadores para que todos possam ter acesso e consigam editar as anotações em conjunto.

Truques iOS1 Truques iOS0

Para partilhar uma nota com amigos ou colegas basta escrever algo nas Notas e carregar no ícone que aparece na parte superior do ecrã com uma silhueta e um sinal “+“. Depois, é só escolher como pretende enviar o convite.

Uma questão de estética

Este truque/dica é apenas uma questão de apresentação e de gosto, uma vez que não altera nada a nível de funcionalidades.

Na aplicação Relógio o iOS disponibiliza também um cronómetro que, até agora, era sempre em formato digital. Agora pode optar por ter um cronómetro analógico. Para tal, basta deslizar o dedo em cima do cronómetro e aparece um novo formato.

Truques iOS2 Truques iOS3

Não altera nada o que o cronómetro consegue fazer, apenas dá um aspeto diferente ao tradicional.

Uma lupa sempre consigo

E se a aplicação da câmara do iPhone servisse de lupa? Pode não dar jeito a todas as pessoas, mas nunca se sabe quando vai ser preciso aumentar um texto para conseguir ler melhor.

Em Definições > Geral > Acessibilidade > Lupa pode ativar esta funcionalidade. Depois é só carregar três vezes no botão home com a câmara aberta e o iPhone transforma-se numa lupa.

Fechar tudo de uma só vez

Com a utilização constante do aparelho para navegar na internet, é normal que acabe com diversos separadores abertos no Safari. Em vez de fechar um de cada vez pode fechar todos com um só toque.

Truques iOS4 Truques iOS5

Ao pressionar o símbolo que lhe mostra todos os separadores que estão abertos, surge agora um menu novo com duas opções. Criar um novo separador ou então fechar o número de separadores que estiverem abertos. É só escolher essa opção e pronto, foram todos encerrados.

Então e as notificações? Também vão todas de uma só vez

Para os utilizadores que possuem um dispositivo com 3D Touch, têm aqui mais uma vantagem a favor.

Na central de notificações pode agora apagar todas com uma só pressão. No botão de limpar, ao pressionar, surge agora a opção “Limpar todas as notificações” e assim consegue apagar tudo da barra de notificações sem perder muito tempo.

Um novo toque na edição de imagens

Com o iOS 10 pode personalizar as fotografias com desenhos próprios. A edição ganha assim um toque pessoal e divertido.

Truques iOS7 Truques iOS8

Para isso só precisa de abrir uma fotografia e proceder à edição da mesma. Depois, ao carregar nos três pontos no canto superior esquerdo surge a opção Markup, que permite desenhar e costumizar com outras opções as fotografias. Quando estiver tudo editado é só guardar.

Texto editado por: Rita Ferreira