Paddy Cosgrave avançou esta quarta-feira que a Web Summit vai abrir “o primeiro escritório fora da Irlanda” e que a morada escolhida é Lisboa. O fundador do maior evento de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa acrescentou que está à procura de pessoas para “posições específicas” em vendas e engenharia. Algumas das vagas disponíveis são para a equipa que trabalha com parceiros globais como a Google, Facebook ou KPMG. Empresa está a recrutar, por enquanto, pelo menos 12 pessoas.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentou que o escritório da Web Summit será o primeiro a integrar o novo Hub Criativo de Lisboa, em Marvila, um espaço de 3 mil metros quadrados cedido pelo Ministério das Finanças e da Defesa. O espaço servia de armazém militar.

“Estamos muito contentes por anunciar este novo capítulo na nossa empresa. Lisboa é uma casa natural para o nosso primeiro escritório internacional, localizado a uma curta distância do espaço que acolherá o Web Summit em novembro”, afirmou Paddy Cosgrave em comunicado.

O anúncio ocorreu no âmbito da apresentação das 66 startups que venceram o concurso de ideias Road2WebSummit, lançado pela Governo no programa Startup Portugal. As eleitas vão representar Portugal na Web Summit, maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação que decorre em Lisboa de 7 a 10 de novembro. Para este concurso, o Governo recebeu 170 candidaturas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A associação para a promoção do Empreendedorismo, Beta-i, foi a entidade escolhida para ajudar a formar estas equipas num bootcamp que vai decorrer a 14 e 15 de outubro.

Além das vencedoras do Road2WebSummit, foram conhecidos os 10 projetos que venceram o concurso Ideas, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no âmbito do programa Born from Knowledge. O objetivo era distinguir projetos inovadores baseados na formação e no conhecimento científico, com equipas compostas por estudantes de mestrado, doutoramento ou investigadores, que tenham viabilidade de negócio e uma dimensão social ou cultural.

Os vencedores, que foram escolhidos por um júri que incluiu José Carlos Caldeira (presidente da Agência Nacional de Inovação), Susana Sargento (cofundadora da Veniam), Marco Bravo ( diretor de projeto na IC² Institute of The University of Texas, em Austin), Nuno Nunes (docente na Universidade da Madeira) e Teresa Mendes (presidente do Instituto Pedro Nunes) foram premiados com bilhetes gerais para o evento e com a participação num programa de imersão da Agência Nacional de Inovação.

Estiveram presentes no evento mais de 1.000 pessoas, incluindo cerca de 400 fundadores de startups, dezenas de responsáveis pelas incubadoras de empresas do país, investidores, empresários e especialistas em tecnologia. O evento contou com intervenções do primeiro-ministro António Costa, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, de Paddy Cosgrave, fundador do Web Summit, de Qasar Younis, repsonsável operacional de uma das maiores incubadoras de empresas do mundo, o Y Combinator, com sede em Sillicon Valley.