A GNR encontrou uma mochila com 25 mil euros em dinheiro no recinto do festival Vodafone Paredes de Coura, que se realizou entre 17 e 20 de agosto. O dinheiro esteve depositado durante o último mês e meio até ser localizado o seu proprietário. Tratava-se de um vendedor ambulante espanhol que explorou uma roulote naquele festival de verão.

Segundo a GNR, já é habitual que a patrulha da GNR passe o terreno do festival a pente fino quando os festivaleiros estão a abandonar o local. É comum encontrarem-se carteiras “sem dinheiro” perdidas, documentos de identificação e, até, telemóveis, explica ao Observador o porta-voz do Comando da GNR de Viana do Castelo, tenente-coronel Borlido da Rocha. Mas neste ano de 2016 a descoberta foi inédita: uma mochila esquecida tinha no seu interior 25 mil euros em dinheiro e várias senhas de bifanas e de bebidas.

“A patrulha recolheu a mochila, levou-a para o posto, contou o dinheiro e foi lançada uma entrada na plataforma de perdido e achados. O dinheiro foi depositado e aguardou-se que alguém denunciasse o extravio, o que não aconteceu. Foi nessa altura que o Núcleo de Investigação Criminal começou a investigar para fazer o levantamento das roulotes que tinham estado naquele local. Tudo indicava que seria de um vendedor “, disse o oficial da GNR ao Observador.

Os militares ainda identificaram um vendedor espanhol como possível proprietário, mas a Guardia Civil acabaria por indicar um outro comerciante como tendo apresentado queixa às autoridades locais pelo extravio da mochila. A descrição que o homem fez da mala e do que havia no interior foi fundamental para assegurar que ele seria o proprietário. “Houve pormenores que não foram divulgados precisamente para termos a certeza”, disse o militar.

O comerciante levantou quinta-feira a sua mochila e o seu dinheiro no posto da GNR de Paredes de Coura. Por isso só agora a descoberta foi divulgada. Se nunca tivesse sido encontrado o dono, o dinheiro seria para o Estado e a mochila vendida em leilão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR