Donald Trump anunciou a intenção de avançar com processos judiciais contra todas as mulheres que o acusaram de agressões sexuais ou outros comportamentos inapropriados, depois das eleições presidenciais nos Estados Unidos, no dia 8 de novembro.

“Cada uma dessas mentirosas será processada quando a campanha eleitoral estiver terminada. Estou ansioso por o fazer”. O anúncio surgiu num discurso este sábado onde o candidato republicano acusou a campanha da sua opositora de estar a orquestrar as alegações contra a sua conduta com as mulheres.

A ameaça legal acabou por ofuscar o foco que Trump pretendia dar neste discurso em Gettysburg, na Pensilvânia, cujo objetivo era revelar a sua agenda presidencial para os primeiros 100 dias na Casa Branca. Entre as prioridades assumidas, Trump afirmou que pretende congelar as contratações de trabalhadores a nível federal e responsabilizar a China por manipulação cambial, mas não resistiu a começar do discurso com um atacar àqueles que o acusam, neste caso, àquelas.

Dez mulheres vieram a público acusar Donald Trump de avanços e assédios sexuais nas semanas que se seguiram à divulgação de uma gravação de 2005 em que o bilionário e estrela de reality shows fez comentários sexualmente agressivos em relação às mulheres. O candidato republicano tem negado todas as alegações, ao mesmo tempo que comenta que as acusadoras não são suficientemente atraentes para motivar uma perseguição da sua parte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR