O pai de Martim, o menino de dois anos que desapareceu esta segunda-feira na região de Ourém, vai processar a mãe da criança por negligência, avança a TVI. Marco Teixeira vai ainda pedir a alteração da guarda de Martim, atribuída a semana passada a Sandrina Silva.

Ao canal de televisão, Marco Teixeira disse que “o menino” lhe pareceu “estar bem, apesar de estar muito preocupado com ele”. “É por isso que vou defender todos os interesses do meu filho”, frisou. O advogado Lourenço Pinto explicou à TVI que “o processo de regulação das responsabilidades parentais vai seguir os seus trâmites com consequências que irão ser ditadas” e que o processo-crime também irá andar para a frente.

“[O Marco] veio a deparar-se com uma situação que não pode nem deve acontecer”, afirmou Lourenço Pinto. “A regulação das responsabilidades parentais é uma palavra bonita. Guarda também o é, tutela também, mas é preciso que as pessoas que têm essa responsabilidade sintam que têm obrigações também.”

Afirmando que “não pode nem deve abandonar-se uma criança por 10, 15, 20 ou 30 minutos — o que for — porque dá motivos para estas coisas”, o advogado salientou que “o dever objetivo de cuidado inclui vigilância e cuidado”. “São palavras que não podem ficar apenas no dicionário”.

Martim desapareceu na segunda-feira na localidade de Urqueira, em Ourém. Foi encontrado no dia seguinte a dois quilómetros de casa pelos militares da GNR. Apesar da chuva, foi descoberto sem sinais de hipotermia e devolvido à família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR