Emma Watson continua a espalhar magia mesmo depois de ter abandonado Hogwarts. A atriz e embaixadora da boa vontade da ONU, uma lutadora pela igualdade de género, espalhou magia sob a forma de livros pelo metropolitano de Londres. Além de uma bonita história, os londrinos ainda encontraram recados da atriz.
Watson, conhecida por dar vida à perspicaz Hermione, na saga de Harry Potter, decidiu esconder esta quarta-feira 1oo cópias de um livro feminista (Mom and Me and Mom), com dedicatórias suas, por diversas estações do metro de Londres, Inglaterra. Os livros surgiram em bancos, nas escadas rolantes e até mesmo nos mapas do metropolitano.
Assim como Bela, a personagem da Disney de “Bela e o Monstro”, que a atriz protagoniza agora, Watson adora livros. Tanto que decidiu criar, há uns tempos, um clube de leitura “Our Shared Shelf“, em conjunto com os seus seguidores do Twitter, onde se leem clássicos e obras contemporâneas feministas.
A obra escolhida para o mês de novembro e para esta surpresa foi Mom and Me and Mom, a autobiografia da escritora, poeta e ativista Maya Angelou. O livro conta a história da relação conturbada entre Angelou e a sua mãe, Vivian Baxter, que a abandonou em criança. Watson defende que Baxter é “imperfeita mas admirável” e que “teve uma mão na evolução de Angelou enquanto mulher negra, mas também na sua perspetiva feminista, na sua independência e autoconsciência”.
É uma história sobre a ligação especial entre uma mãe e a filha; as duas mulheres encontram uma forma de seguir em frente e formar um vínculo profundo e duradouro de amor e apoio. Este livro é um dos meus preferidos”, escreveu Watson para os membros do clube.
A atriz contou com o apoio do projeto Books on the Underground, que encoraja as pessoas a ler e a trocar livros nos transportes públicos da capital inglesa.