Convenhamos que há sondagens bem menos divertidas, sobretudo quando dizem respeito a uma campanha particularmente tensa entre os presidenciáveis. Este inquérito, levado a cabo pela Swapalease, empresa americana especializada na transferência de contratos de leasing automóvel, consistiu em perguntar a 2.500 clientes americanos qual a sua tendência partidária, que automóvel gostariam de possuir e, caso os candidatos à presidência fossem veículos de quatro rodas, qual seriam. Isto entre muitas outras questões, cujas respostas estiveram a cargo de indivíduos que, em 61% dos casos, confessaram adorar automóveis, 33% admitiram gostar, sem contudo serem entusiastas, e apenas 6% disseram encarar o automóvel como um mero meio de transporte.
Para início de conversa, há uma divisão clara entre os tipos de veículos que merecem a preferência dos Democratas e dos Republicanos. Os primeiros preferem a economia de utilização e o respeito pelo ambiente do Tesla, enquanto os segundos privilegiam as emoções e o dinamismo de um desportivo como o Chevrolet Corvette.
A amostragem para este estudo esteve longe de ser equilibrada, pois entre os clientes que responderam ao questionário formulado pela Swapalease, 41% reconheceram ser republicanos, enquanto 32% afirmaram ser independentes e apenas 26% democratas. Esta considerável desvantagem de Hillary, curiosamente, não a penalizou tanto quanto seria de esperar nas preferências dos clientes da empresa de leasing, reinando um certo equilíbrio. Se Trump venceu com 39%, Clinton seguiu-o de perto com 36%, com a candidata democrata a ser ainda penalizada por a amostragem incluir apenas 16% de mulheres.
Mas as respostas mais aguardadas ao inquérito diziam respeito ao veículo que melhor identificam com cada um dos candidatos. E aí não houve dúvidas. Se Donald Trump tivesse rodas, seria um Cadillac Escalade, um luxuoso SUV americano de dimensões mastodônticas. Pelo menos, foi esta a opinião que colheu a maior preferência (28% dos inquiridos). A sua rival Hillary Clinton surge associada ao Mercedes GL, com 13% das respostas a apontarem para o maior dos SUV da Mercedes, com dimensões tão imponentes quanto as do Escalade.