Não é um novo Leon, antes um Leon actualizado – ou reinventado, como a Seat prefere descrevê-lo. E como a marca espanhola considera que a fórmula que encerra o seu best-seller continua plenamente válida, no plano estilístico decidiu proceder apenas a alguns ajustes que garantam ao modelo uma imagem mais actual, aproveitando a oportunidade também para introduzir um novo nível de acabamentos e as mais recentes soluções em termos de motores, bem como no domínio da conectividade e dos auxiliares de condução.
Visualmente, as alterações introduzidas têm como principal missão harmonizar todas as secções do Leon, de forma a reforçar as suas formas marcadamente afiladas. Daí os pára-choques de novo desenho, com “piscas” e faróis de nevoeiro por LED, a grelha 40 mm maior e com um acabamento cromado mais intenso, e as ópticas frontais e posteriores integralmente em LED, que substituem as anteriores Xenon Plus.
Mais significativo, o aumento de segurança proporcionado pela chegada dos mais evoluídos sistemas de assistência à condução, estreados na oferta da Seat pelo Ateca. É o caso do assistente de engarrafamentos: em situações de pára-arranca, e a velocidades de até 60 km/h, desde que o Leon esteja equipado com caixa pilotada DSG, esta funcionalidade recorre ao cruise control adaptativo e ao assistente à manutenção na faixa de rodagem para assegurar o arranque e a imobilização autónomos do veículo, e a sua manutenção na faixa em que circule, sem intervenção do condutor.
Do lote de atributos do renovado Leon, neste particular, fazem ainda parte a travagem de emergência automática em cidade (dentro de intervalos de velocidades específicos), o melhorado sistema de reconhecimento de sinais de trânsito (graças à introdução de uma câmara de qualidade superior), o assistente de máximos, o sistema de alerta em caso de acidente e o sistema de auxílio ao estacionamento, capaz de operar tanto em paralelo como na perpendicular.
Preços
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As encomendas podem ser efectuadas já a partir do final do ano em curso, com a tabela de preços a articular-se da seguinte forma para a mais popular versão de cinco portas:
· 1.0 TSI desde 23.434€ (SC desde 23.084€; ST desde 24.584€);
· 1.4 Eco TSI desde 28.735€ (SC desde 28.025; ST desde 29.570€);
· 1.6 TDI desde 28.109€ (SC desde 27.759€; ST desde 29.259€);
· 2.0 TDI de 150 cv desde 35.169€ (SC desde 34.819€; ST desde 36.319€);
· 2.0 TDI de 184 cv desde 36.250€ (SC desde 35.900€; ST desde 37.400€).
A Leon X-Perience é proposta por 31.733€ na versão 1.6 TDI de 115 cv e tracção dianteira, e por 39.266€ na variante 2.0 TDI de 150 cv e tracção integral.
No interior, referência para a iluminação ambiente por LED, cuja intensidade passa a poder ser regulada através do ecrã táctil de 8” do sistema de infoentretenimento. Ecrã este que permitiu suprimir uma parte significativa dos botões de comando que marcam presença na consola central do modelo ainda em comercialização, a qual passa a adoptar uma posição ligeiramente mais elevada e onde é possível encontrar o botão de comando do novo travão de estacionamento eléctrico (disponível em todas as versões excepto na de acesso à gama).
A ter em conta, também, a chegada da mais recente geração do sistema de infoentretenimento Easy Connect, que permite que o Leon ofereça, pela primeira vez, controlo gestual (ou seja, é capaz de executar determinadas funções simplesmente reconhecendo o gesto efectuado pelo condutor junto ao ecrã táctil de comando), a par de uma connectivity box na consola central, com função de carregamento por indução para smartphones, e de um amplificador de sinal GPS para áreas com menor cobertura de sinal.
Para os que buscam um maior refinamento, a Seat disponibiliza o renovado Leon com o novo nível de acabamentos XCellence. Distingue-se pelos frisos das janelas cromados, pelos revestimentos interiores exclusivos (em Alcantara e pele em opção), por permitir optar entre várias cores para a iluminação ambiente, pelas soleiras das portas em alumínio com a inscrição XCellence e por incluir no equipamento de série o acesso sem chave. Será proposto ao mesmo preço do nível de acabamento FR, que continua a fazer parte do catálogo (destinando-se aos condutores mais dinâmicos), tal como o Reference, de acesso à gama, e o Style.
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A gama de motores é a do actual modelo, mas passando a contar com mais uma opção diesel, protagonizada pelo motor 1.6 TDI de 115 cv e 250 Nm, que se junta aos conhecidos 1.0 TSI de 115 cv, 1.4 TSI Evo de 150 cv, 2.0 TDI de 150 cv e 2.0 TDI de 184 cv. Quanto à versão mais desportiva da gama, o reputado Leon Cupra, só chegará uns meses depois das restantes variantes, e desde já a Seat promete que incluirá uma surpresa. Mas sem adiantar mais pormenores.
A chegada ao mercado do renovado Leon está marcada para o início de 2017, nos formatos de carroçaria de cinco portas, SC Coupé de três portas, carrinha ST e X-Perience, a break de vocação mais polivalente da família (ver infobox).
Entretanto, a marca de Martorell prossegue com a maior ofensiva de produto da sua história, já que dentro de poucos meses serão lançados a quinta geração do Ibiza e o Arona, o seu novo crossover de dimensões mais contidas.