Já se podem tirar as medidas ao primeiro SUV da Alfa Romeo: o Stelvio tem 4.686 mm de comprimento, 1.677 mm altura e 1.903 mm de largura.

Ansiosamente aguardado pelos muitos adeptos da marca de Arese, o modelo acaba de ser revelado, através de fotos, horas antes da sua apresentação no Salão Automóvel de Los Angeles, nos EUA. Confirmando, mesmo sem o apoio de qualquer informação escrita, que muito daquilo que os rumores sugeriam, era verdade.

Tal como já era previsível, as fotos agora divulgadas confirmam o Stelvio como uma versão mais alta do já famoso sedan Giulia, com o qual partilha o ar musculado e as clássicas curvas italianas, as ópticas tipo asa e a icónica grelha na forma de um escudo.

Do conjunto fazem igualmente parte, na versão Quadrifoglio Q4que as imagens mostram, rodas generosas e saias laterais, dando ao modelo um ar ainda mais desportivo. Debaixo do capot dianteiro, o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio deverá contar com motor V6 2.9 biturbo, em alumínio, a debitar 505 cv e 600 Nm de binário máximo, associado a uma caixa automática de oito velocidades com patilhas no volante. Ou seja, senhor para ser capaz de garantir acelerações dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,9 segundos e uma velocidade máxima de 285 km/h.

A versão revelada em Los Angeles conta com o sistema de tracção integral Q4, o qual permite ao SUV rolar com tracção traseira, em condições normais. Porém, se as circunstâncias assim o exigirem, o Stelvio pode fazer a vectorização de binário para o eixo dianteiro, na ordem dos 50/50.

Nas versões mais acessíveis, o Stelvio deverá exibir um quatro cilindros 2,0 litros turbo a gasolina, a anunciar cerca de 283 cv de potência e 414 Nm de binário, bloco que poderá ser conjugado com caixa automática de oito velocidades e a já referida tracção integral.

No habitáculo, o destaque vai para o ecrã táctil de 6,5″ de série em todas as versões, sendo que um outro equipamento do género, mas de 8,8″, deverá ser disponibilizado como opção.