Um concurso para escolher o melhor café timorense e o melhor ‘cocktail’ usando este ingrediente são o ponto alto do primeiro Festival de Café de Timor-Leste, que a partir de segunda-feira decorre em vários pontos do país. Iniciativa da Associação de Café de Timor-Leste (ACTL), o festival, que decorre até 3 de dezembro, incluirá a primeira competição de provas de café do país, com juízes profissionais da Austrália, Canadá, México, Tailândia e Estados Unidos.
A competição está aberta a agricultores e a grupos de agricultores que têm de apresentar amostras de dois quilos de café com casca ou 1,5 quilos de café sem casca com um grau de humidade de 9 a 12%.
“É a primeira vez que Timor-Leste terá um festival deste tipo e isso é muito emocionante”, disse Evangelino Monteiro, porta-voz da ACTL. “Timor-Leste produz café de grande qualidade e queremos comemorar isso e inspirar as pessoas a fazer ainda melhor no futuro”, referiu.
Além de várias atividades para amantes do café em Díli, com espaços de restauração a aderir à iniciativa, o festival inclui ainda programas de apoio para melhoria de qualidade da produção a agricultores em Ainaro, Aileu, Ermera e Liquiçá. Na capital haverá eventos especiais e promoções ao longo da semana, incluindo menus especiais, demonstrações de torra de café e uma competição de criação de um ‘cocktail’ que use café timorense. O festival, que termina com um programa de arte e música, inclui ainda seminários e mesas redondas.
A ACTL define-se como uma associação voluntária que trabalha “para aumentar o volume e melhorar o valor dos cafés vendidos para exportação e consumo interno”. Pretende ajudar a “revitalizar o setor cafeeiro, tornando-se a fonte de padrões para o setor”, e contribuir para o desenvolvimento da marca internacional do café timorense, para a capacitação dos agricultores e para a introdução de melhores práticas.
Apesar de ainda reduzida – Timor-Leste exporta anualmente café no valor de cerca de 20 milhões de dólares – a produção de café timorense tem vindo a viver nos últimos anos uma revitalização. Vários projetos levaram à recuperação de algumas produções importantes tendo sido lançadas várias marcas que estão agora disponíveis no mercado nacional.