Para integrar a frota de viaturas oficiais da polícia sueca, não basta apresentar um preço competitivo. É preciso também cumprir diversos testes que avaliam a capacidade dos veículos em satisfazer os elevados padrões de exigência da corporação. Nada de complicado para a Volvo V90, que obteve a mais alta classificação de sempre nesses testes. Em breve, poderá ser vista nas estradas da Suécia com a célebre decoração amarela, azul e branca que caracteriza as suas viaturas policiais.

Em concreto, numa classificação máxima possível de 10 pontos, a nova Volvo V90 alcançou um resultado de 9,2, ou seja, a mais elevada de sempre, entre todos os modelos que algumas vez prestaram provas na corporação. Com a bateria de testes a dividir-se entre cinco áreas distintas: testes de travagem, percursos de obstáculos, provas de evasão activa (com e sem travagem) e condução de emergência a alta velocidade.

[jwplatform YW1ppYL5]

Para a escolha final contribuíram ainda outros pergaminhos conhecidos da carrinha de topo da marca nórdica, altamente valorizados pela polícia local, como o conforto, a ergonomia e a qualidade, uma vez que os seus veículos, muitas vezes, funcionam, também, como local de trabalho para os seus agentes.

Na sua apreciação definitiva, a polícia sueca refere: “Em termos gerais, é difícil encontrar alguma falha. Chassi, direcção, suspensão, controlo de tracção e motor evidenciaram performances exemplares. As mudanças rápidas de direcção a alta velocidade são feitas de uma forma fácil, com a viatura a corresponder aos comandos exigidos e lidando com as forças laterais sem protestar.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A transformação da V90 em viatura de emergência demora cerca de uma semana e está a cargo da divisão de produtos especiais da Volvo, responsável pela personalização de veículos de acordo com as exigências específicas de cada cliente. É também daí que têm saído, ao longo dos anos, os vários modelos da Volvo destinados às polícias da Noruega, Itália, Reino Unido e Holanda.