Rádio Observador

Detox

Que bem que se está no resort, a tratar da saúde

Esqueça as sopas e os sumos. O Penha Longa quer tratar-lhe da saúde com programas detox e energizantes que incluem nutrição, exercício físico, tratamentos no spa, estadia e uma consulta de wellness.

O mês de janeiro pode ser considerado a segunda-feira do ano: uma altura que envolve uma certa neura pós-excessos mas também uma enorme vontade de ser melhor, mais saudável e equilibrado. Há quem se vire para o ginásio, para as dietas ou os sumos detox. E agora também pode haver quem simplesmente reserve quarto num hotel.

Os programas detox e energizantes chegaram ao Penha Longa no final de 2016, juntamente com a reformulação do spa, para juntar em três, cinco ou sete dias um conjunto de atividades pensadas para promover o bem-estar, desligar do stress e recarregar baterias.

“A ideia é que isto seja um ponto de partida para a criação de novos hábitos”, diz António Macias, diretor do centro de Wellness do resort enquadrado pelo Parque Natural Sintra-Cascais. “Acredito que as pessoas têm de fazer o que gostam e aqui a lógica é experenciar coisas boas, ir pelo prazer e não pela dor. Estive muitos anos ligado aos health clubs e um dos grandes desafios é manter a fidelização. Mas porque é que as pessoas deixam de ir? Porque não gostam do que vão fazer ao ginásio.”

penha longa Labirinto 2

O programa inclui tratamentos no spa e acesso ao labirinto de meditação, ao ar livre. © Divulgação

António Macias é não só o responsável pelo spa mas também quem recebe os hóspedes dos planos wellness numa consulta personalizada que tem como objetivo perceber os hábitos e o estilo de vida de cada um. Durante uma hora discutem-se temas como os hobbies, a alimentação, o sono, a gestão do stress, a perceção do corpo, a saúde financeira, a sexualidade, a rede de amigos e o que gostava de se melhorar. A ideia é avaliar como está o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito — definição pura do que é o wellness — e encontrar o que mais se adequa a cada pessoa: que tipo de atividade física prefere, qual a que mais se adapta ao seu dia-a-dia, como pode ficar mais em sintonia com o seu estilo de vida e pôr em prática, de forma realista, aquilo que ouve na consulta e depois recebe num relatório.

“Uma forma de criar um novo hábito é colá-lo a um que já exista”, diz António Macias, pouco antes de mostrar uma pirâmide de wellness onde a base é constituída pela parte mental — “se esta não estiver bem, o resto também não funciona” — e os outros vértices são completados pelo movimento e a nutrição.

piramide wellness

A pirâmide de “wellness” mostra que a saúde mental é a base de tudo.

Tal como acontece na consulta, nos programas wellness do Penha Longa essas duas vertentes são também personalizadas. Na parte da alimentação há um nutricionista que desenha um plano individual e acesso às cartas dos restaurantes do resort, na parte do movimento pode-se escolher um treino personalizado entre cinco atividades disponíveis: ioga, pilates, fitness, padel, natação, corrida ou power walking.

Um dia típico neste pacote inclui portanto estadia no hotel de cinco estrelas, um pequeno-almoço no buffet do restaurante Il Mercato — com sumos naturais, leites vegetais, zona gluten free, fruta, chás que ajudam a libertar as toxinas, sementes, frutos secos, iogurte biológico e zona de fumados — tratamentos no spa, acesso ao jardim japonês e às piscinas (a interior conta, desde a reformulação, com um circuito de jatos), atividade física que pode ser no centro de fitness ou ao ar livre e almoço no Arola, onde uma carta saudável ajuda a resistir às famosas batatas bravas do chef reconhecido este ano com uma estrela Michelin pelo restaurante LAB (também no Penha Longa, aberto apenas aos jantares).

Preço da experiência: a partir de 650 euros por pessoa. Um chamado detox de luxo.

Nome: Programas wellness do Penha Longa Resort
Duração: 3, 5 ou 7 dias
Preço: a partir de 650€ por pessoa
Reservas e informações: 21 923 9650; spa.penhalonga@penhalonga.com

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: adferreira@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)