Renda-se ao monotasking e faça uma coisa de cada vez

Porque depressa e bem não há quem, concentre a sua atenção numa atividade de cada vez. O segredo está em relembrar quão bom é poder fazer só uma coisa em vez de trocar de tarefas, em média, cerca de 400 vezes por dia. Se ao fim da noite está tão desgastado que a única coisa que consegue fazer é scroll no feed do Facebook, sem reação e sem perceber bem o que se está a ver, a solução está no monotasking.

Coma mais sopa (mas não uma sopa qualquer)

A “canjinha” da avó que aquece o estômago modernizou-se e há uma nova tendência de sopas detox que prometem uma saúde de ferro, mais energia e menos peso. De sopas de agrião-doce sem gordura a sopas de cenoura e gengibre com vitaminas e minerais, a sopa pode ter poderes na renovação de energia ou na limpeza do corpo, sobretudo quando consumida em exclusivo, seguindo planos detox que vão até cinco dias.

Pratique exercício à secretária

A má postura no local de trabalho e o uso frequente de dispositivos móveis anda a influenciar a sua saúde. Se se quer sentir bem e com energia, praticar uma atividade física é fundamental. Tente fazer uma pausa de 10 minutos por cada hora de trabalho com um exercício de tríceps na cadeira ou uma flexão na mesa da secretária. O deskercise chegou para o obrigar a tonificar os músculos sem sair do escritório.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

ExerciciosSecretaria_770x433

A nova tendência do mundo do fitness é o deskercise, exercício à secretária. (Ilustração: Andreia Reisinho Costa/Observador)

Viva apenas com 30 peças de roupa

Dita a Lei de Pareto que só usamos cerca de 20% da roupa que temos no roupeiro. Logo, por estação, só precisa de ter 30 a 37 peças versáteis que se conjuguem umas com as outras para facilitar a tarefa de se vestir todas as manhãs. Tudo isto para minimizar e equilibrar a sua vida, sem os gastos de energia diários associados ao processo de lavar e arrumar todo um roupeiro acumulado de coisas. O roupeiro cápsula manda ter menos coisas e cingirmo-nos ao essencial.

Aprenda a discutir com o seu parceiro

O segredo para uma relação feliz é a comunicação em torno das diferenças que existem entre duas pessoas. Uma das coisas que todos os casais precisam de saber é aprender a comunicar sobre conflitos porque o que realmente faz a diferença é a forma como lidamos com eles. Espairecer, deixar o seu parceiro falar e escolher o momento certo para discutir são algumas dicas do especialista Karl Pillemer.

Escolha bem a sua fotografia de perfil nas redes sociais

As fotografias de perfil são os nossos representantes no mundo digital, tal como a simpatia e a boa educação são no mundo real. Atualmente, muitas empresas já pesquisam os seus funcionários no mundo virtual antes de uma entrevista de emprego. Por isso, a não ser que mantenha todos os seus perfis privados, a sua fotografia deve mostrar somente o seu rosto e não use imagens em que está com o sexo oposto.

Smart Phone, Billboard Posting, Visual Screen, Mail, Funky, Digital Tablet, Information Medium, Vector, Photography, Digital Display, Portrait, Teenage Girls, Women, Computer Network, Illustration, Global Communications, Cartoon, E-Mail, Camera - Photographic Equipment, Adult, Touching, Carrying, Picking Up, Intelligence, Computer Graphic, Photograph, Computer Icon, One Person, Mobility, Communication, Individuality, Concepts, Ideas, Technology, Social Issues, Lifestyles, Digitally Generated Image, Human Finger, Human Hand, People, Sign, Symbol, Internet, PC, Computer Monitor, Design, Facebook, ipad, Twitter, Instagram, Selfie,

Para ter uma boa foto de perfil deve mostrar os dentes ao sorrir, vestir cores escuras e não usar óculos de sol nem chapéus. (foto: iStock/Getty Images)

Declare o quanto gosta de alguém

Há o “gostar”, o “adorar”… e o “amo-te”, expressão que está fora do vocabulário de algumas pessoas que consideram que muitos dizem-no demasiadas vezes e dizem-no sem o sentirem. Declare o que sente sem cair na vulgaridade das seis letras de praxe e use expressões de delicadeza e empatia que a tornarão uma pessoa mais amada como “fico feliz por te ver”, “eu acredito em ti” ou “olha só até onde já conseguiste chegar”. Em último caso, adote expressões com piada para surpreender quem ama. “Cair como um pinheiro”, “morder a folha de metal” e “arrastar a asa” fazem parte da lista.

Beba um copo de vinho tinto por dia

Sim, leu bem: um copo de vinho tinto por dia ajuda a aumentar os níveis de “colesterol bom” (HDL) e permite ter melhores noites de sono. O facto de o vinho, proveniente de castas tintas, ser rico em polifenóis também faz com que a bebida tenha efeitos antioxidantes e antiflamatórios, permita a diminuição de células tumorais e possibilite o aumento de bactérias boas nos intestinos. Mas a ideia é nunca beber mais do que um a dois copos por dia.

Eduque os seus filhos como os pais mais felizes do mundo

Há cerca de 40 anos que os dinamarqueses são considerados o povo mais feliz do mundo e o segredo está na forma como as crianças são educadas. A chave do sucesso — resumida na palavra hygge, de que falaremos já de seguida — passa por deixar as crianças brincar, pela comunicação autêntica e pelo estímulo da empatia. Não encha as agendas dos seus filhos com atividades extracurriculares, elogie uma tarefa desempenhada em detrimento da criança em si e ensine-a a reconhecer e compreender os sentimentos dos outros para facilitar as relações.

Pastel Colored, Young Animal, Baby Girls, Little Girls, Teenage Girls, Women, Little Boys, Painted Image, Illustration and Painting, Pencil Drawing, Pastel Drawing, Smiley Face, Color Image, Art, Paintings, Young Adult, Child, Smiling, Sketching, Photograph, Crayon, Fun, Backgrounds, Togetherness, Happiness, Love, Simplicity, Colors, Childhood, Outdoors, Cheerful, Human Hand, Sister, Brother, Son, Daughter, Mother, Father, Parent, Family, People, Tree, Sunlight, Summer, Sun, House, Home Interior, Drawing, Pastel Crayon, Son Cubano, Brother Industries Ltd,

A ideia dos dinamarqueses contraria a tendência de alguns pais que enchem as agendas dos filhos com atividades extracurriculares em vez de os deixarem brincar. (foto: iStock)

Renda-se ao hygge, como um dinamarquês

Hygge significa aconchego e para os dinamarqueses é uma forma de estar na vida. É um conceito que promove a proximidade entre amigos e familiares, que envolve uma atmosfera acolhedora, a entreajuda de todos e deixar o drama e os desejos individuais de parte em nome da união de grupo, sem telemóveis ou tablets por perto. Abra as portas de sua casa, evite tudo o que rompa o seu estado de relaxamento e desfrute do momento.

Tenha o melhor sexo do mundo

Como? Tenha coragem de fazer o que quer, quando e com quem quiser. Quem não mete o desejo pessoal acima das necessidades do parceiro, tende a ter relações sexuais porque acredita que tem de o fazer — seja porque existe o receio de não estar à altura do companheiro, seja numa tentativa de conservar a relação. Conheça o seu corpo e o modo como reage aos estímulos e sensações, não tenha vergonha de verbalizar o que sente e ame-se (e deixe-se amar) sem sentir culpa.

Siga os mandamentos dos centenários japoneses

Cultivar amizades, fazer uma dieta leve, descansar adequadamente e exercitar-se de forma equilibrada fazem parte das leis da sabedoria dos anciãos japoneses. Os mandamentos para uma vida longa e feliz passam por ter um propósito na vida, gerir eficazmente o tempo para reduzir o stress e ter consciência da inconstância das coisas de forma a aprender a amar o presente e as pessoas que o rodeiam.