Com 416 cv de potência, um peso de apenas 1.280 kg, e capaz de cumprir os 0-100 km/h em 4,1 segundos, o Evora 410 é uma das criações mais entusiasmantes de sempre da Lotus, estando a sua produção limitada a somente 150 unidades por ano. Mas sem que isso obste a que o modelo possa passar pelo departamento de personalização da marca sedeada em Hethel, e satisfazer as mais rebuscadas exigências, como o prova este exemplar muito especial do desportivo britânico.

Vamos por partes. Não haverá quem tenha visto o filme “007 – Agente Irresistível”, estreado em 1977, e não se lembre do espectacular Esprit S1 criado por “Q” para o espião mais famoso do mundo. Foi, de facto, um poderoso aliado de James Bond nesse episódio da saga, e a sua característica mais recordada será, porventura, o facto de ser anfíbio, com os guarda-lamas a transformarem-se em aletas, e o tejadilho contando com um pequeno periscópio. Mas os seus recursos não se esgotavam aqui: contava ainda com canhões que lançavam cimento, a partir da grelha dianteira era capaz de disparar torpedos e, na traseira, possuía um lança-mísseis. Estando ainda apto a largar minas e, através do escape, a atirar tinta preta na direcção dos seus perseguidores.

Esprit S1 numa das cenas de “007 – Agente Irresistível”

De regresso ao presente. Lançado em 1976, enquanto sucessor do Europa, e produzido até 1978, foi justamente o Esprit S1, na sua eterna versão cinematográfica, assim como o 40º aniversário da película que protagonizou, os temas homenageados pela Lotus com este exemplar absolutamente único do Evora 410. No qual a Lotus Exclusive combinou as mais recentes soluções de engenharia da marca com diversos detalhes de época de um modelo que terá marcado mais pelo impacto que teve nas salas de cinema do que, propriamente, pelo seu desempenho comercial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No exterior, os destaques vão para o pára-choques dianteiro pintado numa cor especial, para a tampa da mala (construída numa peça única de fibra de carbono) parcialmente pintada de branco, para a linha preta pintada na linha de cintura do veículo, e para o logótipo Evora pintado nos pilares traseiros com o mesmo lettering do Esprit original.

Já no habitáculo marcam presença os revestimentos dos bancos em fibra de carbono e das portas com o célebre padrão de xadrez preto e vermelho, assim como as costuras contrastantes vermelhas do tablier e consola central, revestidos a Alcantara preta.

Por saber está quem poderá ser o destinatário deste Evora 410 tão exclusivo, e quanto terá de dispender para o efeito.