No meio de decotes e rachas vertiginosas, Ruth Negga destacou-se desde os seus primeiros dias como atriz de teatro, em Londres, com um estilo inconvencional e inspirador q.b.. A estrela irlandesa-etíope iniciou a sua carreira em 2004 e ficou conhecida pelos papéis supernaturais em séries de televisão onde apareceu ocasionalmente: Nikki em Misfits, Raina em Os Agentes S.H.I.E.L.D. e Lady Talia em Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos. Fora do ecrã, Ruth Negga trouxe uma vertente futurista — ora vintage, ora moderna — de volta à ribalta das passadeiras vermelhas que um dia faz lembrar as artes mágicas da feitiçaria em tons de preto e, outro, uma princesa do campo que vive de padrões floridos e tropicais, silhuetas de manga comprida e transparências.

Ao longo da sua interminável digressão para promover o filme Loving — para o qual está nomeada para o Óscar de Melhor atriz — nunca abandonou a lista das mais bem vestidas. Uma proeza que lhe valeu a capa de janeiro da Bíblia de moda, a revista Vogue, e menções honrosas de casas como Rodarte, Marc Jacobs, Louis Vuitton e Prada em forma de vestidos ultra-feminos que lhe assentam na perfeição. Ruth Negga não tem medo de arriscar — basta olhar para os diferentes penteados que usa a cada dia da semana, cortesia do hairstylist Vernon Francois.

Com um Globo de Ouro na categoria de melhor atriz pelo filme dramático agora na corrida, Ruth Negga pode atribuir parte do seu charme à stylist Karla Welch com a qual trabalha desde o Festival de Cannes de maio de 2016. Em entrevista ao The New York Times, Welch afirmou que há poucas estrelas com um estilo tão autêntico como o da atriz de 35 anos: “Ela cresceu a adorar roupa e a folhear revistas. Nós discordamos muito pouco. Ela sabe genuinamente o que lhe fica bem.” Daí que valorize as silhuetas fluidas, colarinhos subidos e uma paleta de cores retro. “Ela tem uma presença física que dá vida às roupas. Eu sei que é cliché dizer que as roupas não a vestem mas ela faz-nos esquecer quem era a musa original da peça. Ela transforma-se na musa.”

Em jeito de antecipação da próxima edição dos Óscares, na fotogaleria percorremos a evolução de estilo da atriz que está nomeada à estatueta de Melhor Atriz Principal ao lado de Emma Stone, Meryl Streep, Natalie Portman e Isabelle Huppert.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR