Meryl Streep é a atriz recordista em nomeações para os Óscares: já esteve na corrida à estatueta 20 vezes, 16 das quais como Melhor Atriz e quatro como Atriz Secundária. Desde 1979, é uma presença obrigatória nas passadeiras vermelhas mais conceituadas de Hollywood. Dos reputados papéis ao riso contagiante, a atriz de 67 anos só melhora com a idade e o seu estilo não é exceção à regra. Durante quatro décadas, transformou-se de Gata Borralheira vestida de calças e blazer numa Cinderela com vestidos clássicos de marcas reputadas que deixariam a personagem Miranda Priestly (de O Diabo Veste Prada) orgulhosa.

Na juventude, Meryl Streep vestia conjuntos de inspiração bohemian e, ao longo do tempo, começou a ser fotografada com silhuetas brilhantes e volumosas. Atualmente irradia uma elegância consistente que prefere ignorar as tendências para espelhar a sua personalidade forte. Ao contrário dos ícones dos anos 50, Streep foge dos coordenados justos, curtos e decotados. No entanto, as suas escolhas — grande parte das vezes assinadas por Lanvin — nunca geraram consenso até 2015. O crítico Tim Gunn, mentor da série Project Runway, chegou mesmo a sugerir ter uma conversa com a atriz. “Eu amo a Meryl Streep, sou fã assumido, mas acho que ela acredita que é demasiado inteligente para a moda”, disse em entrevista ao Extra TV em 2010.

Cinco anos depois, Meryl Streep contratou a stylist Micaela Erlanger — responsável pelo armário de Lupita Nyong’o e Michelle Dockery — para a digressão de Ricki e os Flash e passou a arriscar mais sem sair da sua zona de conforto. “Acho que o segredo está em não ter medo de experimentar coisas novas”, explicou Erlanger à Vanity Fair.

Entre o conforto e a elegância, Streep continua a ter uma clara preferência por mangas compridas, drapeados e cintos grossos que acentuam a cintura, e não passou despercebida nas últimas promoções do filme Florence — Uma Diva Fora de Tom — para o qual está nomeada para o Óscar de Melhor atriz. Escolhas modestas à parte, a veterana de Hollywood sabe (para o bem ou para o mal) vestir um conjunto conservador de forma grandiosa.

Em jeito de antecipação da próxima edição dos Óscares, na fotogaleria percorremos a evolução de estilo da atriz que está nomeada à estatueta de Melhor Atriz Principal ao lado de Emma Stone, Natalie Portman, Isabelle Huppert e Ruth Negga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR