Abarth

Abarth vai a Genebra com 595 danado para a pista

A preparar o próximo Salão de Genebra, a Abarth apresentar-se-á na Suíça com uma nova versão do 595, denominada Pista. Eis um escorpião devidamente apetrechado a pensar nos que gostam de "track days".

Autor
  • Francisco António

Conhecida marca italiana de pequenos desportivos, a Abarth acaba de anunciar a sua presença no próximo Salão Automóvel de Genebra com várias novidades, entre as quais, um novo pequeno/grande “escorpião” – uma derivação do conhecido 595, promissoramente denominada Pista.

Disponível tanto na variante hatchback como descapotável, neste caso com tejadilho em lona electricamente operável, o novo Abarth 595 Pista enverga o já conhecido 1.4 Turbo a debitar 160 cv e 230 Nm de binário, acoplado de série a uma tradicional (e muito apreciada pelos puristas) caixa manual de cinco velocidades. Contudo, a marca tem igualmente previsto disponibilizar, como opcional, uma caixa sequencial com patilhas no volante.

Ainda em termos técnicos, importa salientar algumas alterações no pequeno desportivo derivado do Fiat 500, como é o caso da suspensão traseira fornecida pela Koni, ou de um novo sistema de escape com quatro ponteiras. A que há ainda que somar – ou não se tratasse de uma versão denominada Pista – o sistema de telemetria Abarth, no qual o piloto de ocasião poderá descarregar algumas das mais famosas pistas espalhadas por todo o mundo, visionando-as depois no ecrã de 7″ do sistema de infoentretenimento Uconnect.

Seja qual for o circuito escolhido, a Abarth garante que o 595 Pista será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos, atingindo a velocidade máxima prevista aos 216 km/h. Sendo que, no momento de imobilizar o pequeno desportivo, o “piloto” pode contar com a ajuda de travões de discos à frente e atrás, todos eles perfurados e ventilados, com medidas de 284×22 no eixo dianteiro e 240×11 no traseiro. As jantes, em liga leve “Formula” de 17”, são revestidas a borrachas de medida 205/45.

Com o intuito de se destacar das restantes versões, o 595 Pista apresenta aplicações de cor diferente nos pára-choques, emblemas “595 Pista” em titânio perto da pega das portas, e maxilas dos discos de travão que tanto podem ser em preto, como em vermelho, ou em amarelo.

Para os aspirantes a piloto que estejam na disposição de pagar um pouco mais, a Abarth disponibiliza ainda extras como os faróis dianteiros em xénon, vidros laterais traseiros escurecidos e um tecto em vidro com cortina de accionamento eléctrico. Isto, apenas para o hatchback, naturalmente!

Embora ainda sem preços anunciados, é já certo que o novo Abarth 595 Pista terá apresentação mundial no próximo Salão Automóvel de Genebra, cujas portas abrem já na próxima terça-feira, dia 7 de Março. E onde será possível admirar igualmente a edição limitada Abarth 695 XSR Yamaha Limited Edition, anunciada em Novembro último, embora então ainda como concept.

Prémios Auto 2017 Observador - A escolha dos portugueses

Coube-lhe a si decidir e está decidido. As votações para eleger os melhores automóveis introduzidos no mercado em 2017 estão oficialmente fechadas. Confira aqui os finalistas em cada uma das categorias. Dia 19 há festa (e você vai fazer parte dela).

Participe nos Prémios Auto Observador e habilite-se a ganhar um carroVer finalistas
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site