793kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Abarth sopra velas com 695 em edição limitada

Foi a 31 de Março que Carlo Abarth e o piloto Guido Scagliarini fundaram a marca do Escorpião. Antecipando a celebração dos seus 75 anos, a Abarth propõe mais uma série especial do 695 (só para 1368).

6 fotos

A Abarth até pode estar imbuída do espírito da electrificação, com os seus novos 500e e 600e. Porém, a marca do Escorpião não esquece as suas raízes e o quanto os seus fãs apreciam o desempenho do pequeno 695, a declinação mais vitaminada do 595 que é animada por um motor a gasolina sobrealimentado. Como tal e como já vem sendo tradição para assinalar marcos importantes na sua história, o construtor italiano decidiu soprar as 75 velas do aniversário que está prestes a comemorar (31 de Março) com a enésima edição especial do 695. Trata-se de uma série do hot hatch italiano destinada a tantos condutores quantos centímetros cúbicos tem o já conhecido motor 1.4 T-Jet (1368 cc) de 180 cv, com o desportivo a “vestir-se” a rigor, para fazer jus à denominação “75° Anniversario”.



PUB
— Os pequenos desportivos mexem consigo? Peça aqui uma proposta para o carro com que sempre sonhou


Equipado com amortecedores Koni FSD nos dois eixos, o Abarth 695 75° Anniversario precisa de somente 6,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h, podendo depois continuar a responder à pressão no acelerador até alcançar os 225 km/h de velocidade máxima. Mas o que mais inebria na condução deste pequeno desportivo é a sonoridade, aqui exaltada com um recurso que não é propriamente uma novidade na marca, o sistema de escape Record Monza com válvula activa.

13 fotos

No interior, como não poderia deixar de ser, impera uma atmosfera desportiva, para o que contribuem os novos bancos em carbono Sabelt com costuras douradas, bem como as inserções em Alcantara, material igualmente presente no painel de instrumentos. E, a realçar a exclusividade deste 695, lá está o logótipo “75” (galeria baixo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

8 fotos

Por fora, a alma desportiva do “novo” Abarth expressa-se em grande. Mesmo em grande: um enorme escorpião domina o tejadilho, solução cujo resultado é particularmente atraente, em virtude do contraste preto/dourado. Esta combinação tem continuidade nas portas, com o nome da marca a quase toda a largura e nas jantes de 17 polegadas, também elas douradas e de desenho exclusivo. Vidros escurecidos, travões Brembo com discos ventilados e perfurados (305 x 28 mm), fixos por pinças em alumínio pretas, e autocolantes em forma de cabeça de pistão, com a inscrição “75° Anniversario”, completam o look desta “prenda” para os entusiastas mais ferrenhos da Abarth.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos