Tsanko Arnaudov bateu este sábado o recorde nacional do lançamento do peso, com 21,08 metros, para ser quarto classificado na final do Campeonato da Europa de atletismo, a decorrer em Belgrado.

O português, de 24 anos, juntou assim dois centímetros ao seu próprio recorde nacional absoluto, feito há dois anos em Lisboa, retirando também do quadro de máximos ‘indoor’ Marco Fortes, que fizera 20,91 há cinco anos em Pombal.

Surpreendente terceiro nos Europeus ao ar livre no ano passado, Tsanko mantém-se assim a um nível muito elevado, com uma carreira que se pode prolongar por vários anos entre a elite mundial.

A marca foi conseguida no sexto e último ensaio, quando já nada o fazia prever: abriu bem com 20,49, mas depois estava a decrescer, com 20,16, nulo, 19,81 e 19,50.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O pódio fica para o polaco Konrad Bukowiecki, com 21,97 metros (nova melhor marca mundial do ano), o checo Tomas Stanek (21,43) e o alemão David Storl (21,30).

Storl, o campeão de há dois anos, cede assim o cetro a um dos maiores fenómenos do atletismo atual: Bukowiecki, que fará 20 anos ainda em 2017, é o bicampeão mundial de juniores.