Da mesma forma que o poeta Quim Barreiros assegura que o melhor dia para casar sem sofrer nenhum desgosto é 31 de julho, por razões que elucida na estrofe seguinte do respetivo poema/canção, o Observador está em condições de avançar que a melhor semana para beber cocktails, em Lisboa, é de 21 a 29 de abril, aproveitando a segunda edição da Lisbon Cocktail Week.

Atenção: não se garante imunidade à ressaca nem aos efeitos secundários provocados pelo álcool mas antes um completíssimo roteiro de 62 bares associados ao evento que, durante esse período, entre as 18h e as 23h, disponibilizarão três a quatro cocktails em regime paga-um-bebe-dois. Sendo que — e isto é uma das novidades da próxima edição do evento –um desses cocktails será, obrigatoriamente, um clássico. “O ano passado os cocktails disponíveis eram todos de autor, por isso pedimos aos bares que integrassem os clássicos para permitir que as pessoas tomassem contacto com os Negroni, Old Fashioned e afins”, explica Mário Batista, fundador do evento.

Isto é um negroni, um dos cocktails clássicos que os responsáveis pela Lisbon Cocktail Week querem dar a conhecer ao público. (foto: iStock)

A lista completa dos participantes na Lisbon Cocktail Week — que aumentou em oito bares em relação ao ano passado — pode ser consultada no respetivo site oficial e em mapas e guias que serão impressos e distribuídos durante o evento. Pode adiantar-se, no entanto, que contempla todo o tipo de estabelecimentos: dos clássicos como Foxtrot, Procópio ou A Paródia, a bares de hotel, como os do Ritz, Hotel Mundial, CR7 Corner ou Scale do EPIC Sana, passando por pequenos bares como, Alfaiataria, Baliza ou La Ronera, até algumas das mais recentes novidades da cidade, casos do 1908 Bar, Cobre, RIB – Beef & Wine ou Café Colonial. Todos eles terão também opções para quem quiser participar na festa sem fustigar o fígado. Como? Recorrendo aos mocktails, combinações sem álcool. Os brindes serão acompanhados por programação própria, entre concertos, jantares temáticos ou DJ sets.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Cobre, na rua do Alecrim, é uma das novidades da edição deste ano da Lisbon Cocktail Week. (foto: © Divulgação)

Tal como aconteceu em 2016, com a vitória do Apple Lovers, servido no Arena Lounge, do Casino de Lisboa, o certame inclui a eleição do melhor cocktail de Lisboa, atribuído por um júri especializado, liderado por Pedro Paulo, barman português que já foi eleito o melhor do Reino Unido. O mesmo júri irá ainda eleger o melhor cocktail sem álcool. E, mais uma vez, também o público terá direito a eleger o seu favorito.

E não é tudo: o evento inclui outro roteiro, o Shop & Mix, paralelo ao dos bares e restaurantes, que indica os melhores locais para comprar o material necessário à criação de cocktails caseiros. Esse roteiro será revelado mais perto de 21 de abril.

Na edição do ano passado, este Apple Lovers ganhou o título de melhor cocktail de Lisboa. (foto: Humberto Mouco / Edições do Gosto)

Igualmente importante é a data de 27 de abril, quando ocorrerá a Masterclass (dirigida a profissionais) dada por um dos mais reputados profissionais desta área a nível mundial: Ryan Chetiyawardana, mais conhecido por Mr. Lyan. Para se ter uma ideia da sua criatividade e grau de inovação bastará dizer que num dos seus bares, o White Lyan, não se usam frutas, gelo, quaisquer produtos perecíveis nem bebidas alcoólicas que não sejam produzidas no próprio bar. Promete.

O quê? Lisbon Cocktail Week
Quando? De 21 a 29 de abril
Onde? Em 62 bares e restaurantes de Lisboa
Site: lisboncocktailweek.pt; facebook.com/lisboncocktailweek