Você conhece Glickenhaus ou, pelo menos, está familiarizado com uma parte do seu trabalho. James Glickenhaus é um americano famoso e muito associado a Sétima Arte. Não, não é actor, mas sim director, produtor e argumentista de filmes de que provavelmente há ouviu falar, como “O Exterminador”, com Robert Ginty, ou “O Protector”, com Jackie Chang.

Mas Glickenhaus, que é dono de uma fortuna considerável, também está ligado aos automóveis. Primeiro, porque é um coleccionador inveterado com uma paixão muito especial pela Ferrari e, segundo, porque mais recentemente e insatisfeito com os superdesportivos que já havia no mercado, decidiu criar o seu próprio, o SCG 003S.

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O produtor americano tem uma outra paixão na sua vida, além do cinema e carros desportivos, que consiste numa devoção extrema pelas corridas de resistência, o que o levou a fundar a Scuderia Cameron Glickenhaus – daí o SCG que surge associado ao modelo do veículo –, sendo ela que produz desde 2011 a versão de competição do modelo, o SCG 003C, associada à Manifattura Automobili Torino, que assegura a produção. O modelo em causa participa activamente nas provas do campeonato VLN Endurance Championship, que integra, entre outras, as 24h de Nürburgring.

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É baseado neste veículo de competição que a Glickenhaus vai produzir a versão de estrada do superdesportivo, que apresentou no Salão de Genebra e de que vai produzir apenas 3 unidades, todas elas propostas por 1,8 milhões de euros. O problema é que o projecto envolveu um investimento inicial de 20 milhões de dólares – o que obrigaria a um preço de 6 milhões por unidade para garantir o retorno ao investimento –, o que significa que o realizador/coleccionador/dono de equipa de competição vai perder cerca de 4,2 milhões de euros por cada 003S que venda. Contudo, o americano confessa que não entrou no projecto para fazer dinheiro rápido, defendendo que lhe interessa criar uma marca e deixar obra feita, um legado para os seus herdeiros.

A boa notícia é que a versão de estrada do superdesportivo promete ser uma máquina do outro mundo, em termos de eficácia e rapidez, fruto de um chassi extremamente sofisticado, com apenas 1.360 kg de peso. Outro dos seus trunfos reside no motor de 810 cv, um V8 com 4,4 litros alimentado por um duplo turbocompressor. Os 349 km/h de velocidade máxima e menos de 3 segundos para ir de 0 a 100 km/h confirmam a rapidez do veículo pensado por um americano e fabricado em Itália.

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Para provar o potencial do seu primeiro superdesportivo de estrada, Glickenhaus está apostado a tornar-se o novo recordista de Nürburgring, destronando o actual detentor do título, o Lamborghini Huracán Performante, que rodou em 6 minutos e 52 segundos. O americano, que já rodou com a versão de competição (com pneus de competição, mas apenas 580 cv) neste mesmo circuito em 6.20, acredita que o SCG 003S será capaz de retirar entre 10 a 15 segundos ao tempo do Lamborghini. O desafio está lançado.