Um minuto e 56,42 segundos foi o registo mais rápido de uma volta ao traçado de Silverstone do Aston Martin Valkyrie, o que constitui um novo recorde para modelos homologados para circular na via pública. Isto implica utilizar pneus de estrada (e não de competição, vulgarmente denominados slicks), suspensões e escape de série, além de uma mecânica idêntica à que equipa o veículo quando sai do stand.

Como hiperdesportivo, o Valkyrie é um monstro, pois concilia uma trilogia de trunfos que se revelam esmagadores. Não só é potente, ao anunciar mais do que 1000 cv extraídos de uma mecânica atmosférica com sistema KERS, como é muito leve, em virtude de acusar somente pouco mais de 1000 kg, reivindicando ainda um apoio aerodinâmico brutal. Isto sem recorrer a splitters e asas muito evidentes, ou não fosse este modelo de estrada concebido pelo mago da aerodinâmica Adrian Newey, que desenha os F1 da Red Bull que conquistou o 4.º título de campeão com Max Verstappen.

Aston Martin inicia entregas do Valkyrie de 2,5 milhões com 1155 cv

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com uma volta em 1.56,42, o Valkyrie bateu em mais de 10 segundos o recorde anterior de 2.06,83, pertença de um Porsche 911 GT2 RS muito especial e que é proposto apenas na Alemanha por ser uma versão desenvolvida por uma empresa externa à marca, a Manthey Racing, que no fundo é uma equipa de competição pertença do antigo piloto Olaf Manthey. Este 911 pouco tem do modelo de série, sendo mais rápido por ter mais potência e mais apoio aerodinâmico do que o GT2 RS fabricado pela Porsche.

Além de bater folgadamente o Porsche mais rápido, o Valkyrie ultrapassa o melhor tempo por volta de carro de GT3, uma categoria da Federação Internacional do Automóvel (FIA) que utiliza modelos parecidos aos carros de série, mas profundamente alterados, de forma a torná-los compatíveis com a competição. O tempo tomado como exemplo é o melhor dos Lamborghini Huracán GT3 que, em 2019, rodou em Silverstone em 1.58,165, mas equipado com slicks. Apesar destes pneus (não homologados para circular em estrada) garantirem uma vantagem superior a 5 segundos, o Valkyrie bateu-o facilmente.

Veja aqui como é andar a fundo de Aston Martin Valkyrie AMR Pro com 1014 cv

Contudo, esta demonstração deixa um certo “amargo de boca” ou, melhor, uma certa curiosidade. Especificamente para saber até que ponto se confirma o Valkyrie como sendo capaz de conseguir bater um F1 em pista. É certo que a Aston Martin estava a pensar na versão Valkyrie AMR Pro, específica para pista, que pode conhecer em cima. Mas é bom que o AMR Pro seja muito mais rápido do que a versão normal do hiperdesportivo da Aston Martin, uma vez que o recorde dos F1 em Silverstone foi fixado em 1.27,097 pelo Red Bull de Max Verstappen, em 2020. Veja em baixo a volta-canhão do Valkyrie: