O relatório anual da Bloom Consulting, uma consultora especializada em city branding, revelou esta terça-feira as 25 melhores cidades de Portugal. Para a elaboração do ranking são tidos em conta a economia turística e social, as pesquisas online e os sites e redes sociais de cada município.

Por quatro anos consecutivos, Lisboa ocupa o primeiro lugar da lista mas a Bloom Consulting destaca melhorias em todas as dimensões e variáveis analisadas, “afirmando-se mais uma vez como o município mais procurado online do país por turistas, investidores e cidadãos em geral”, segundo a empresa. Segue-se o Porto, que ocupa o segundo lugar.

O grande destaque vai para Cascais que ultrapassa Braga e chega ao terceiro lugar do pódio, sendo a único subida registada no top 5. De acordo com os dados do relatório, ambas as cidades “melhoraram em muito a sua prestação pelo que foi uma luta renhida pelo 3º posto”.

Depois de Coimbra e Sintra, o 7º lugar é ocupado por uma cidade da Madeira. Desde o primeiro relatório realizado pela Bloom Consulting, há quatro anos, Funchal tem registado uma crescida progressiva. Segue-se o município de Oeiras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aumento das pesquises online valeram a Faro uma subida de quatro posições que levou o município a chegar ao top 10, no 9º lugar. O top 10 fica preenchido com Setúbal.

A descida de uma posição de Aveiro, que está agora em 11º, é destacada pela Bloom Consulting. No 12º lugar, Vila Nova de Gaia, é caracterizado como o “município de mais impressionante crescimento ao longo das últimas edições, passando de 34º a 12º classificado em apenas 4 edições”.

O crescimento de várias cidades, inclusive Almada, no 12º lugar, obrigou cidades como Guimarães e Leiria a saírem do top 10, e a ficarem no 14ª e 15ª posições, respetivamente.

Matosinhos, Albufeira, Viseu, Portimão, Évora, Maia, Torres Vedras, Figueira da Foz, Viana do Castelo e Mafra ocupam, por esta ordem, os últimos 10 lugares do ranking.