Rui Moreira vai convidar o socialista Manuel Pizarro para vereador nas suas listas — como o Observador já tinha avançado — mas não vai pedir o apoio do PS, que se quiser estar ao lado do movimento independente “O Nosso Partido é o Porto” terá de o fazer à margem de qualquer acordo. O autarca não foi explicitou em qualquer momento que rejeitava o apoio do PS à sua candidatura. Para não deixar dúvidas, Rui Moreira foi dizer diretamente no jornal da SIC esta sexta-feira porque prescindiu do apoio do PS na sua recandidatura à câmara do Porto. Na entrevista, o autarca do Porto admitiu ter falado sobre o tema com primeiro-ministro mas não revelou o teor da conversa dizendo apenas que António Costa entendeu o incómodo causado por este incidente.

Não aceitamos que o Partido Socialista tente fazer crer que há uma coligação informal entre o PS e o nosso movimento. Apoio temos todo o gosto, mas mas não coligações informais”, fez questão clarificar o autarca.

Numa entrevista curta, Moreira criticou diretamente a posição de Ana Catarina Mendes, em entrevista ao Observador. “Um partido não pode ter expectativas de, por nos apoiar, poder condicionar as listas”, afirmou, em resposta às sucessivas declarações da secretária-geral do PS no sentido de o partido ter uma “representação forte” nas listas. Por isso, anunciou que o candidato a vice-presidente da câmara não ia ser um socialista:

Quero deixar claro que o número dois da lista será uma pessoa independente do nosso movimento”.

E qual o papel reservado ao socialista Manuel Pizarro? “Tem sido de uma enorme lealdade e competência e é minha intenção convidá-lo de novo para a vereação. Mas não é por ser dirigente ou militante socialista, não é por ser socialista”, respondeu Rui Moreira. “Espero continuar a contar com ele na minha lista, mas apenas pela sua competência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto ao apoio do PS — de que a sua candidatura tinha prescindido por unanimidade numa reunião na noite de quinta-feira –, o presidente da câmara do Porto não afirmou que o rejeitava. A única frase que disse sobre o tema foi esta: “É preciso ver se o PS o apoia”, acrescentou quando questionado se o vereador socialista ficava como independente ou ligado ao partido.

O presidente da câmara do Porto ainda falou na relação que tem com o CDS, que não pôs condições para o apoiar, e referiu que tinha na equipa pessoas próximas do Bloco de Esquerda.

Rui Moreira prescinde do apoio do PS. Socialistas surpreendidos com a decisão

A concelhia socialista do Porto emitiu um comunicado, onde considera “surpreendente e inesperada” a decisão de Rui Moreira. De acordo com a nota de imprensa, o PS/Porto vai reunir-se esta sexta-feira à noite para “analisar a situação política autárquica no Porto”. Não era certo às 20h30 que o PS fizesse qualquer reação durante a noite de sexta-feira.