Esta quarta feira é marcada pelo 181º aniversário de Ferdinand Monoyer, um dos mais famosos oftalmologistas franceses conhecido por introduzir o conceito de dioptria. O google dá-lhe destaque no doodle do dia.

Sempre que visitamos um consultório damos conta de um quadro com letras que serve para testar a qualidade da nossa visão. Mas sabe quem é o seu criador?

O doodle de hoje dá-nos a conhecer Ferdinand Monoyer, o criador do quadro Monoyer e do conceito de dioptria, uma unidade de medida da visão que ainda é utilizada nos dias de hoje. Cada fila de letras no quadro representa um nível de dioptria diferente.

Ferdinand Monoyer nasceu em França, em 1836, e foi um dos pioneiros na área da oftalmologia. O quadro Monoyer, criado há mais de cem anos, foi o primeiro teste ótico a ser usado e segue um princípio básico para conseguir cumprir o seu propósito: o leitor deve saber identificar letras de vários tamanhos, através das quais se testa a visão.

No quadro introduzido pelo oftalmologista podemos verificar que este ‘escondeu’ o seu nome. De baixo para cima, do lado direito, podemos ler “Monoyer” e, do lado esquerdo, Ferdinand.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR