Matosinhos volta a acolher o centro logístico do Rally de Portugal, mas esta notícia é para quem gosta mais de comer do que de correr. Para assinalar o certame, a Câmara Municipal de Matosinhos organiza a Rota Gastronómica Rally Fish, em que 43 estabelecimentos do município vão servir um petisco ou entrada de peixe mais um copo de vinho da casa, por um preço fixo de 3€.

Este rally tascas começa na quarta-feira, 17 de maio, e prolonga-se até ao dia 24 do mesmo mês. A iniciativa nasceu no ano passado e a adesão foi tão boa que, para a segunda edição, há mais 16 estabelecimentos aderentes, prontos a servir desde o misto de ceviche à salada de bacalhau.

Em Angeiras, por exemplo, a Casa da Guripa (Travessa de Angeiras, 18) preparou uma tempura de bacalhau com alioli de coentros. Já o restaurante A Casa do Gordo (Travessa de Rudolfo Mesquita, 37) decidiu-se pelo “mexilhão da nossa rocha“.

O Rally Fish é uma boa oportunidade para conhecer diferentes espaços do concelho. Esta é a Casa da Guripa. © Divulgação

Em Leça da Palmeira encontra-se, entre outros, um ladrilho de bacalhau à pirata, isto é, um lombinho de bacalhau com mexilhão, cebolada e coentros. Este petisco mora na taberna Arraial Pirata (Rua Hintze Ribeiro, 234). Um pouco mais abaixo, no Ammar (Rua de Fuzelhas, 5), há petinga no barco: petinga frita com tostas e puré de pimentos vermelhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em Matosinhos, O Valentim (Rua Heróis de França, 2639) vai servir a sua tradicional petinga em molho de escabeche. No João Ratão (Rua Tomaz Ribeiro, 171) há ameijoas embebidas em coentros e alhos, acompanhadas com feijão manteiga.

O Mauritânia Real (Rua Ló Ferreira, 239) optou por uma salada russa com pescada cozida desfiada, decorada com camarão, ovo cozido e salsa picada. E o Barroso apostou numa bruschetta crocante de polvo laminado com vinagrete de manga e chalotas. O ceviche está na moda e não podia faltar. O restaurante Dish Sushi and Fish (Rua Heróis de França, 340), por exemplo, serve ceviche de peixe branco com puré de batata doce e coentros.

A lista de todos os restaurantes aderentes encontra-se na página da autarquia, assim como os respetivos menus.