A Manchester Arena foi evacuada na noite de segunda-feira durante o concerto de Ariana Grande, cantora norte-americana, na sequência de explosões ouvidas no recinto, com origem ainda por confirmar. O alerta foi dado à Polícia às 22h33. O chefe Constable Ian Hopkins, em conferência de imprensa, confirmou 19 vítimas mortais e 50 feridos que estão a ser acompanhados nos hospitais de Manchester – um número que foi atualizado já ao início da manhã de hoje, terça-feira, para 22 mortos. Na mesma declaração divulgou o número que deve ser utilizado para os familiares que procurem informações sobre eventuais desaparecidos: (0044) 0161 856 9400.
“Estamos a acompanhar estes acontecimentos como um incidente terrorista até termos mais informações”, disse o chefe da polícia: “É uma altura de enorme preocupação para todos. Estamos a fazer o que podemos”. Adiantou ainda que são várias as autoridades dedicadas à investigação de todas as circunstâncias que envolvem as explosões, incluindo os serviços secretos. Hopkins pediu ainda que as pessoas se mantenham afastadas das imediações da Manchester Arena.
Latest statement on incident at Manchester Arena pic.twitter.com/BEpLOan3dY
— Greater Manchester Police (@gmpolice) May 23, 2017
A primeira-ministra inglesa, Theresa May, reagiu prontamente aos acontecimentos:
Estamos a trabalhar para esclarecer todos os detalhes daquilo que está ser investigado como um terrível ataque terrorista. Todos os nossos pensamentos estão com as vítimas e com as famílias daqueles que foram afetados”.
Na manhã desta terça-feira haverá uma reunião de emergência da comissão Cobra, presidida pela governante. A campanha eleitoral para as eleições gerais, marcadas para 8 de junho, foi entretanto suspensa.
A NBC News avançou com a informação de que se tratou de um possível ataque bombista suicida mas a polícia não confirmou a informação. A Polícia encontrou um dispositivo suspeito e pediu a todos os que estavam presentes naquela área que se afastassem do local, procedendo de seguida a explosões controladas nos jardins da Catedral. Mais tarde, a Polícia confirmou que o pacote suspeito era apenas roupa abandonada. A BBC Radio Manchester avançou que a polícia estaria também a investigar um carro abandonado perto da sala de espetáculos.
Officers carrying out a precautionary controlled explosion in Cathedral Garden confirm that it was abandoned clothing, not a suspicious item
— Greater Manchester Police (@gmpolice) May 23, 2017
Um comunicado da Manchester Arena esclareceu que o incidente ocorreu fora do recinto. Alguns momentos antes, a Polícia Britânica dos Transportes tinha comunicado que a explosão ocorreu dentro da Arena. A explosão provocou o pânico nas pessoas que estavam a ouvir o concerto, que tenteram fugir logo de seguida. A SIC Notícias cita relatos médicos que revelam que as vítimas foram atingidas por estilhaços de vidro provocados pela explosão.
As explosões terão acontecido já no final do concerto e as pessoas já estavam a sair do recinto. Um representante de Ariana Grande, que já não se encontrava no palco no momento das explosões, disse à Variety que a cantora se encontra bem.
Os serviços de emergência estão na zona bem como equipas cinotécnicas, relatava o jornalista Chris Slater do Manchester News MEN. Há um enorme cordão policial nas zonas circundantes da estação de Manchester Victoria, da Arena e da Catedral, relatava Helen Pidd, uma jornalista do The Guardian, acrescentando que um helicóptero da Polícia esteve a sobrevoar a zona.
A bomb disposal unit has just arrived outside the Manchester Arena. Can also hear sniffer dogs being brought out of the vans pic.twitter.com/SgTPZxMLyg
— Chris Slater (@chrisslaterMEN) May 22, 2017
A Polícia Metropolitana de Manchester pediu às pessoas para evitarem a área, através do Twitter, acrescentando que “os serviços de emergência estão a responder a um incidente grave”.
Emergency services responding to serious incident at Manchester Arena. Avoid the area. More details will follow as soon as available
— Greater Manchester Police (@gmpolice) May 22, 2017
A estação Manchester Victoria, que tem ligação com a Manchester Arena, também foi evacuada e todos os comboios foram cancelados. Num comunicado citado pelo Telegraph, a interrupção deverá permanecer até ao final do dia de terça-feira.
https://twitter.com/hannawwh/status/866775833553379328?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.thesun.co.uk%2Fnews%2F3624815%2Fmanchester-arena-evacuated-as-witnesses-report-loud-bang-minutes-after-ariana-grande-finishes-set%2F
Panic in Ariana Grande's #show in #Manchester by 2 #explosions / Panico en concierto de #ArianaGrande https://t.co/wmGS7xdOhz vía @YouTube
— TNNoticias (@TNNoticiasOk) May 22, 2017
O hotel Holiday Inn, localizado perto da Manchester Arena, reuniu dezenas de crianças que se perderam dos seus pais e acompanhantes durante o incidente desta noite se segunda-feira.
O Facebook ativou o sistema de segurança para as pessoas que estavam na zona circundante da Manchester Arena poderem avisar os familiares do seu estado.
O Presidente da Câmara de Manchester lamentou também os incidentes através do Twitter. “Uma noite terrível para a nossa grande cidade”, pode ler-se na publicação.
My heart goes out to families who have lost loved ones, my admiration to our brave emergency services. A terrible night for our great city
— Mayor of Greater Manchester (@MayorofGM) May 23, 2017
Os autocarros de Manchester e os táxis fizeram transportes gratuitos durante a noite e a madrugada para retirar todas as pessoas que permaneciam na área que rodeia a Arena.
O Departamento de Segurança dos EUA também emitiu um comunicado:
“Estamos a trabalhar com as entidades internacionais para conseguir informações adicionais sobre as causas das explosões que foram relatadas, bem como sobre o número de mortos e feridos. Os cidadãos americanos na área devem dirigir-se para áreas seguras. E os americanos afetados devem contactar a emabaixada americana em Londres e seguir as orientações que forem dadas.”
O mesmo comunicado acrecsentava:
“Nesta altura, não existem informações que indiquem uma ameaça credível a envolver salas de espetáculo nos Estados Unidos. Contudo, poderá haver um aumento na segurança em espaços públicos, com as autoridades oficiais a tomarem precaulões adicionais. Estamos prontos para dar assistência aos nossos amigos e aliados no Reino Unido em tudo oq ue seja necessário para estas investigações. Os nossos pensamentos e orações estão com todos os que foram afetados por este incidente.”