Na semana passada, Cristiano Ronaldo queria sair do Real Madrid e recusava-se a pagar o que quer que fosse ao fisco espanhol por considerar que não tinha cometido qualquer ilegalidade; esta semana, mais precisamente esta quarta-feira, Cristiano Ronaldo já não quer sair do Real Madrid e admite pagar, de forma preventiva, os 14,7 milhões de euros que o fisco espanhol reclama (mesmo considerando que não cometeu qualquer ilegalidade). O que motivou a reviravolta nesta autêntica novela que se criou nos últimos dias?

O gatilho para esta viragem entroncou na entrevista concedida por Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, à Onda Cero e à Marca. Era tudo aquilo que o jogador pretendia: uma tomada de posição pública, forte, em relação ao problema do português com o fisco espanhol, que o acusou de fraude fiscal de 14,7 milhões de euros.

Florentino fecha porta de saída a Ronaldo. “É do Real Madrid e vai continuar a ser”, diz

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Conheço Cristiano, é um bom profissional e uma boa pessoa. Tudo isto é muito estranho e nos próximos dias falarei com ele. Tenho de fazer a sua defesa como jogador e como pessoa. Em relação ao tema fiscal, não conheço bem. O que digo é que todos devemos cumprir as nossas obrigações fiscais. Não tenho dúvidas com Cristiano, defendê-lo-ei como futebolista e como pessoa. Aquilo que me dizem é que tem a mesma estrutura societária que tinha em Inglaterra e lá não houve problema”, disse o líder merengue ao programa ‘El Transistor’ da rádio Onda Cero.

“Jorge Mendes disse-me que Cristiano estava chateado pela forma como os meios [de comunicação] o trataram. O Real Madrid não tem nada a ver. Temos de procurar sempre uma solução para tudo. Cristiano Ronaldo não teve vontade de enganar nem de ocultar nada. Tento solucionar os problemas que existem. Os do Cristiano e de muitos outros. Recebo-os e falamos. Ele não vai atrás de dinheiro, só quer ser o melhor jogador do mundo”, acrescentou, antes de sublinhar que não recebeu qualquer proposta pelo avançado português.

Sem nunca ter abordado o assunto diretamente e de forma pública, era o que faltava para Ronaldo sentir o apoio que julgava escassear. Fontes próximas do jogador asseguravam à imprensa inglesa, no final da passada semana, que o português não tinha gostado de ver apenas um curto comunicado do Real Madrid sobre a situação, ao mesmo tempo que se queixavam do tratamento dado por algumas publicações e órgãos espanhóis à acusação.

Zidane pediu, Ronaldo recusou: “Não volto, tratam-me como um delinquente”

Superado esse tema, a Cadena Cope garante que Ronaldo irá pagar os 14,7 milhões de euros de forma preventiva, até por forma de garantir mais uma atenuante caso seja punido com alguma pena. Em paralelo, a publicação recorda que, caso a juíza determinasse que houve mesmo delito sem que houvesse um acordo prévio, o jogador poderia enfrentar um cenário de prisão no julgamento.

Recorde-se que o português irá depor no próximo dia 31 de julho, num tribunal em Madrid.

Resolvida essa situação, a vertente desportiva fica também assegurada: tendo em conta que esta questão tinha motivado a alegada vontade de sair do Real Madrid, a mesma fica resolvida e o jogador continuará a representar os bicampeões europeus numa temporada onde deverá receber a quinta Bola de Ouro da Carreira.

Cristiano, falta um ano e meio. E começa agora (ou a importância da Confederações para CR7 em 4 pontos)

De acordo com o As, Ronaldo acompanhou as declarações de Florentino Pérez quando estava com vários companheiros de Seleção e terá reconhecido que ficou bastante agradado com as palavras do presidente dos merengues. Ainda assim, haverá uma conversa entre ambos após a Taça das Confederações para encerrar de vez o assunto.