O superdesportivo Valkyrie continua o seu processo de desenvolvimento, rumo àquela que será a versão de produção. E que, avança agora o site Road&Track, poderá, afinal, ostentar uma potência já não de “apenas” 1000 cv, mas sim de 1130 cv! Ou seja, um rácio peso-potência melhor ainda que um cv por kg!
A informação avançada pelo site norte-americano tem por base, segundo o próprio, dados fornecidos por uma fonte conhecedora dos planos da Aston Martin para o Valkyrie. E que, inclusivamente, terá fornecido informações técnicas importantes sobre aquele que promete ser um dos superdesportivos mais potentes do mercado. E homologado para estrada!
De acordo com a mesma fonte, o aumento da potência dos inicialmente anunciados 1000 cv para 1130 cv deve-se à inclusão do sistema de recuperação de energia para apoio na aceleração, KERS. O qual terá vindo acrescentar 130 cv à potência anteriormente anunciada e conseguida com o V12 6,5 litros Cosworth a gasolina.
A confirmarem-se os 1130 cv, tal significa que o Valkyrie passará a ostentar mais potência do que, por exemplo, o Ferrari LaFerrari, apesar de, com os seus 1030 kg, pesar menos que um Mazda MX-5!
Novidade é também o facto de a futura versão de produção não contemplar retrovisores exteriores, mas sim um sistema de câmaras de ajuda com projecção das imagens em ecrãs LCD dispostos em ambas as extremidades do tablier. Ou até mesmo o facto de o emblema da Aston Martin colocado no nariz do carro ter sido elaborado especificamente para este modelo, de forma a não causar qualquer fricção aerodinâmica. Como? Mede menos de um mícron de altura e pesa apenas algumas miligramas, surgindo inserido na própria pintura!
Já no interior, a consola central mede apenas 7,6 cm de largura, garante a mesma publicação, fazendo com que praticamente todos os comandos surjam no volante. Sendo que todas as unidades serão fabricadas de acordo com os desejos (possíveis) e preferências dos futuros donos, existindo igualmente a garantia de que o Valkyrie será capaz de acomodar dois adultos (mesmo com alturas a rondar o 1,90 m!) e respectivas bagagens, para uma viagem de fim-de-semana.
Mas se a versão de estrada não é suficientemente radical para si, recordamos que, a par das 150 unidades homologadas para estrada que a Aston Martin pretende fabricar, serão também produzidas outras 25, concebidas especificamente para pista. As quais, graças à inclusão de um pack aerodinâmico específico, serão tão rápidas em Silverstone quanto um monolugar do Mundial de Resistência, promete o fabricante.
Infelizmente, tal como acontece com as unidades homologadas para utilização no dia-a-dia, se não reservou atempadamente um dos 25 carros criados para a pista, também já não conseguirá. Isto porque todos se encontram já vendidos, embora a entrega das primeiras unidades, em ambos os casos, esteja prevista apenas para 2019.
Assim, ver um Valkyrie ao vivo antes disso, só talvez nas 24 Horas de Le Mans do próximo ano, pois a Aston Martin prometeu já apresentar-se à partida para a emblemática prova do Mundial de Resistência com aquela que, à partida, será a primeira unidade de produção do seu novo superdesportivo. Mas, atenção: com o intuito apenas de fazer apenas a primeira volta!