‘Pobre’ Jaguar E-Pace. Ainda agora foi apresentado ao público e numa fase em que ainda nem se iniciou a produção em série, eis que o coitado SUV já se vê obrigado a realizar manobras acrobáticas, para figurar no Guinness World Records.

O acontecimento teve lugar em Londres, integrado no programa de lançamento do mais pequeno e acessível SUV da marca – que o construtor britânico, propriedade do indiano Tata, prefere denominar de CUV –, e tinha como objectivo realizar um tonneau em que o carro (de série) percorresse a maior distância possível.

A manobra não é nova e quem se deliciou em 1974 com Roger Moore no papel de 007, no filme “O Homem da Pistola Dourada”, certamente ainda tem presente a manobra, a que os ingleses e americanos chamam o salto em “barrel roll”. Nela, James Bond ao volante de um AMC Hornet, atravessou um rio pelo ar, aproveitando uns destroços de uma velha ponte de madeira que, “felizmente”, tinha as dimensões e a inclinação exactas para aquele modelo descrever a manobra àquela velocidade. Assim:

[jwplatform Qpj8xSeI]

Agora, passados 43 anos, o acrobata Terry Grant – que já possui no seu palmarés 24 recordes do Guinness – fez de Roger Moore e voou 19,08 metros, isto enquanto descrevia um tonneau perfeito. Ficou a dúvida se o objectivo era provar a habilidade do piloto ou a capacidade do carro, mas lá que foi espectacular, disso não restam dúvidas:

[jwplatform BeGHtiOZ]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR