Se estás a ler este artigo é porque é chegada a hora de dares mais um passo importante (e que podes encarar como decisivo) no teu percurso académico, com olhos postos no futuro profissional. Ou então é mãe ou pai e quer apoiar o seu filho. Esta quarta-feira arranca a primeira fase de acesso ao Ensino Superior e o Observador reúne, neste guia, uma série de respostas, dicas e dados que ajudam a fazer uma escolha mais bem informada.
Este ano foram disponibilizadas pelas universidades e politécnicos públicos 50.838 vagas, mais 150 do que no ano anterior e nós mostramos-te como estão distribuídas pelas diferentes instituições e pelas grandes áreas de estudos. De forma simples, poderás também perceber quais os cursos com as médias de entrada mais altas e quais aqueles em que nem é preciso ter 100 valores.
Acesso ao Ensino Superior
Se estás certo das opções que queres colocar no boletim, esta informação pode ser suficiente, mas a verdade é que cada vez mais a questão da empregabilidade é tida em conta e portanto gostarás de saber quais os cursos com mais e menos empregabilidade e as instituições que te podem dar mais ou menos garantias de empregabilidade. Fizemos essas contas.
E porque o desemprego que se registava no ano passado pode não ser aquele que te espera quando terminares o curso, fomos falar com empresas de recrutamento e olhar para estudos internacionais que dizem quem em 2020 a tecnologia vai dominar o mercado de trabalho, mas que as profissões mais técnicas — como carpinteiro e serralheiro — vão ser também bastante valorizadas.
E é precisamente este fator que, muitas vezes, confunde ainda mais os jovens candidatos ao Superior. Foi por isso que decidimos recuperar um artigo com algumas dicas. A conclusão apontada pelas psicólogas é que deves ouvir o coração, sem esquecer a cabeça. Atualizámos os preços das propinas, do alojamento e cantinas de todas as universidades e politécnicos públicos, dada a importância dos custos.
Se, por acaso, não queres ou não conseguiste notas para aceder a uma licenciatura ou mestrado integrado, mas sentes vontade de continuar com formação, podes sempre fazer um curso técnico superior profissional como o Joel, o Nuno, o Sérgio, a Patrícia e o Rúben.
Para teres toda a informação que precisas podes consultar o site da Direção-Geral do Ensino Superior, onde terás de ir para preencher a tua candidatura online, ou o portal do Infocursos.