Aldemir Bendine, que presidiu à Petrobras e ao Banco do Brasil, foi detido esta quinta-feira no âmbito da operação Lava Jato. Bendine foi um gestor público-chave nas presidências de Lula da Silva e Dilma Rousseff e quando foi detido, esta quinta-feira, tinha uma passagem de avião só de ida para Portugal na sexta-feira.

A detenções surgem com base em depoimentos feitos por Marcelo Odebrecht, que dá conta de que Bendine terá recebido o valor de 3 milhões de reais (cerca de 815 mil euros) da Odebrecht para facilitar negócios com essa mesma empresa de construção. Esses mesmos pagamentos foram interrompidos com a prisão de Marcelo Odebrecht, diz o comunicado da Polícia Federal.

Bendine foi apontado por Lula da Silva para dirigir o Banco do Brasil em 2009 e, em 2015, Dilma Rousseff colocou-a à frente da Petrobras, com a intenção de que Bendine terminasse com a corrupção da petrolífera estatal. Segundo os delatores, os subornos de Bendine já eram pedidos (e recebidos) desde o seu tempo no Banco do Brasil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR