Dilma Rousseff

Caso Lava Jato

Lula sobre Temer: Lava Jato tenta desviar atenção

181
Lula da Silva, preso no âmbito da Lava Jato, diz que a prisão de Michel Temer é uma tentativa de desviar à atenção do que estava a correr mal com a operação. Dilma Rousseff quer ver a decisão do juiz.
Eleições no Brasil

Entrámos no mundo das notícias falsas do Whatsapp

Fotomontagens e disseminação do ódio. Chegar aos grupos que espalham mensagens falsas não foi difícil. Seja qual for o resultado de domingo, esta campanha terá consequências - e não só no Brasil.
Brasil

Reações: repúdio ao ataque e críticas a Bolsonaro

397
Várias personalidades repudiam o ataque a Bolsonaro. Dilma Rousseff foi crítica: lembrou declarações do candidato a dizer que se deve "fuzilar a petralhada", numa alusão ao PT.
Brasil

Caetano responde a Temer: "É difícil me destituir"

Temer enviou carta a Caetano a contestar comparações com candidato do PDT, Ciro Gomes. O músico respondeu: "A última pessoa a quem ele escreveu carta foi Dilma. E a turma dele deu golpe contra ela."
Brasil

Ex-ministro faz nova denúncia contra Lula e Dilma

220
Antônio Palocci, que trabalhou com os dois antigos presidentes e está preso desde 2016, fechou acordo com autoridades para confessar novos dados no âmbito da Lava Jato.
Lula da Silva

Prisão de Lula é perseguição política, acusa Dilma

Dilma Roussef afirma que a prisão de Lula é "perseguição política" e "uma injustiça". O juiz decretou que Lula da Silva se deve entregar até às 17h de hoje. Enfrenta 12 anos e um mês de prisão.
Lula da Silva

Julgamento de Lula é "golpe para o aniquilar"

Dilma Rousseff disse que o "golpe" que a retirou da liderança do Brasil está agora a tentar "aniquilar" Lula da Silva. O julgamento do antigo presidente brasileiro está marcado para quarta-feira.
Dilma Rousseff

Dilma Rousseff vai pedir anulação de impeachment

Os advogados de Dilma Rousseff vão anexar o depoimento de um delator que confessou à Justiça brasileira ter dado dinheiro para subornar parlamentares na votação do processo de impeachment.
Petrobras

Tribunal bloqueia bens de Dilma Rousseff

O Tribunal de Contas da União do Brasil bloqueou os bens da ex-presidente Dilma Rousseff numa ação que julga a compra de uma refinaria nos Estados Unidos realizada pela petrolífera estatal Petrobras.
Crise Política no Brasil

Um ano após saída de Dilma, a crise continua

Um ano após a destituição de Dilma Rousseff, especialistas afirmam que a crise política brasileira não atingiu o pico: "a crise continua tão forte quanto era antes".
Crise Política no Brasil

Carta a Michel Temer

1.408
Como se faz para olhar de frente para aqueles que conhecem a nossa podridão sem nenhum tipo de constrangimento? Como se faz para não se importar com nada,e seguir em frente com os nossos objectivos?
Caso Lava Jato

Bendine tinha voo só de ida para Portugal

Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras e Banco do Brasil, foi detido esta quinta-feira na sequência da investigação Lava-Jato. Bendine foi uma peça fundamental das presidências de Lula e Dilma.
Crise Política no Brasil

Dilma e Lula terão recebido 134 milhões

742
Joesley Batista relatou pagamentos em contas no exterior para os ex-Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O saldo em 2014 teria chegado a cerca de 134 milhões de euros.
Brasil

Caso Odebrecht: três ministros investigados

A comissão de ética pública da Presidência brasileira anunciou, na quinta-feira, que vai investigar três dos oito ministros do Governo de Michel Temer.
Brasil

Tribunal adia julgamento da coligação Dilma-Temer

O julgamento da coligação formada pela ex-Presidente Dilma Rousseff e pelo atual chefe de Estado, Michel Temer, foi adiado pelo Tribunal Superior Eleitoral Brasileiro esta terça-feira.
Dilma Rousseff

Dilma entrega contas à justiça

A defesa da ex-Presidente brasileira Dilma Rousseff entregou à justiça documentos para comprovar que pagou despesas do seu então vice-presidente, Michel Temer, na campanha eleitoral de 2014.
Brasil

Dilma receia que Lula não possa candidatar-se

A ex-Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, disse esta quarta-feira em Lisboa que existe "interesse" em impedir Lula da Silva de concorrer às presidenciais de 2018 do Brasil.
Dilma Rousseff

Dilma reclama ser vítima de golpe parlamentar

A ex-Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, acusa setores da sociedade brasileira de aproveitar a crise para organizarem um golpe parlamentar, com ingredientes misóginos, contra o seu Governo.
Brasil

Dilma quer Lula candidato a presidente em 2018

É "vital" que Lula da Silva possa avançar como candidato às próximas eleições presidenciais, depois de a democracia brasileira ter sido "atacada por parasitas", afirmou Dilma.
Dilma Rousseff

Dilma volta a negar suborno pela Odebrecht

A ex-Presidente do Brasil garante que o financiamento da última campanha presidencial foi integralmente declarado e que o montante é conhecido publicamente.
Dilma Rousseff

Dilma luta contra o fim das políticas de género

Dilma Rousseff pediu que as mulheres brasileiras combatam o desmantelamento de políticas de combate à discriminação de género que ela disse ter lançado no seu Governo.
Dilma Rousseff

Odebrecht. Dilma nega contribuições não declaradas

A ex-Presidente brasileira Dilma Rousseff negou ter recebido contribuições não declaradas à Justiça eleitoral da construtora Odebrecht durante a sua campanha presidencial de 2014.
Corrupção

Odebrecht diz que pagou 45 milhões a Dilma-Temer

O empresário Marcelo Odebrecht, preso por alegado envolvimento na corrupção da Petrobras, disse que pagou 150 milhões de reais (45,8 milhões de euros) à coligação Dilma-Temer.
Dilma Rousseff

"É importante para o Brasil que Lula se candidate"

153
A antiga presidente do Brasil defende uma candidatura de Lula da Silva às presidenciais de 2018 e afirma que impedi-la seria "o segundo golpe depois do impeachment".
Brasil

Precisamos de conversar sobre o Brasil

Estou tão desnorteada quanto a maioria dos brasileiros. A única certeza que ainda tenho é que nesse dolorido país, que se assemelha cada vez mais com a Colômbia dos anos 80, nada é coincidência.
Dilma Rousseff

Brasil é "ingovernável", diz Dilma Rousseff

A ex-presidente do Brasil afirmou hoje, em Montevideu, que o seu país é ingovernável devido à "fragmentação partidária", que leva também a uma viragem à direita da ideologia política.
Brasil

Afastados funcionários suspeitos de ajudar Dilma

O Governo brasileiro determinou o afastamento de funcionários públicos acusados de terem agilizado irregularmente a concessão da reforma da ex-Presidente Dilma Rousseff.
Brasil

Destituição de Dilma respeitou a Constituição

O Presidente do Brasil, Michel Temer, disse esta terça-feira que o afastamento de Dilma Rousseff da Presidência da República respeitou a Constituição, no seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
Polémica Lula

Dilma. Acusação contra Lula fere a "democracia"

Dilma lamentou "que uma denúncia sem provas" tenha sido feita contra Lula e a sua família. O Ministério Público Federal acusou Lula, a sua mulher e outras seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato.
Crise Política no Brasil

Partido de Dilma quer eleições antecipadas

274
O Partido dos Trabalhadores, da ex-Presidente Dilma Rousseff, alvo de um polémico processo de destituição, quer eleições diretas antecipadas para a Presidência. As eleições estão marcadas para 2018.
Crise Política no Brasil

Brasil: o que é uma democracia?

701
No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia.
CPLP

CPLP tem que se conformar com a saída de Dilma

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy disse hoje que a organização "tem que se conformar" com a destituição da ex-Presidente Dilma Rousseff.
Brasil

Ânimos exaltados marcam segundo dia do julgamento

O segundo dia do julgamento final da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, no Senado brasileiro, em Brasília, teve ânimos exaltados e ficou marcado por muitas ausências.
Dilma Rousseff

Troca de palavras interrompe julgamento de Dilma

O segundo dia do julgamento do processo de destituição da Presidente com mandato suspenso Dilma Rousseff começou com muitas discussões.
Dilma Rousseff

Processo de destituição de Dilma é legal

O Senado do Brasil garantiu à Organização dos Estados Americanos que o processo de 'impeachment' de Dilma, que deve ir a julgamento na próxima quinta-feira, segue as normas da Constituição do país.
Brasil

Senado inicia julgamento de Dilma Rousseff

O plenário do Senado do Brasil inicia esta semana o julgamento final do 'impeachment' de Dilma Rousseff, que deverá culminar com o seu afastamento definitivo da Presidência da República.
Crise Política no Brasil

Julgamento de Dilma começa no dia 25 de agosto

O julgamento final do processo de 'impeachment' (destituição) da chefe de Estado com mandato suspenso, Dilma Rousseff, começará no dia 25 de agosto, segundo decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Ricardo Lewandowski, divulgada hoje.
Crise Política no Brasil

Plenário do Senado decide se Dilma vai ser julgada

O plenário do Senado do Brasil decide esta terça-feira se a Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, vai a julgamento final, numa sessão que deve prolongar-se por cerca de 20 horas.
Brasil

Milhares protestam pró e contra destituição

Milhares de manifestantes pró e contra a destituição da Presidente do Brasil, com mandato suspenso, voltaram no domingo às ruas com palavras de ordem foram além da destituição e até do português.
Brasil

Brasileiros pró e contra Dilma voltam às ruas

Manifestantes pró e contra o processo de 'impeachment' da Presidente com mandato suspenso, Dilma Rousseff, regressam às ruas, numa altura em que se aproxima a votação final do seu destino no Senado.
Brasil

Julgamento do 'impeachment' começa a 29 de agosto

O Supremo Tribunal Federal informou sábado que o julgamento sobre a destituição da Presidente suspensa de funções vai ser iniciado a 29 de agosto e deverá ser concluído na primeira semana de setembro.
Dilma Rousseff

Dilma nega ter permitido pagamentos não declarados

O publicitário João Santana e a mulher, Mônica Moura, admitiram na quinta-feira, perante o juiz que investiga a Operação Lava Jato, terem recebido dinheiro não declarado da campanha de Dilma Rousseff.
Crise Política no Brasil

Dilma: vítima de "farsa jurídica e política"

Dilma enviou uma carta à comissão que analisa o seu processo de destituição, na qual reconhece que cometeu erros, mas reafirma que é "vítima de uma farsa jurídica e política".
Dilma Rousseff

Dilma:Tribunal de Contas encontrou irregularidades

O Tribunal de Contas da União (TCU), que fiscaliza os gastos do setor público, informou que encontrou indícios de irregularidades fiscais nas contas do Governo de Dilma Rousseff relativas a 2015.
Crise Política no Brasil

Dilma diz que quer novas eleições para Presidência

A Presidente brasileira com mandato suspenso, Dilma Rousseff, disse que é favorável à realização de novas eleições se voltar a assumir o cargo, de acordo com uma entrevista à imprensa estrangeira.
Dilma Rousseff

Dilma: reduzido prazo para entrega de alegações

A comissão especial que analisa o processo de destituição da Presidente brasileira, Dilma Rousseff reduziu de 15 para 5 dias o prazo máximo para entrega das alegações finais da defesa e da acusação.
Dilma Rousseff

Dilma:Diplomatas instruídos para rebater críticas

Os embaixadores do Brasil receberam um documento do Ministério das Relações Exteriores para "combater ativamente" as acusações de que o processo de destituição de Dilma Rousseff é um "golpe".
Dilma Rousseff

Dilma diz que gravações mostram que houve "golpe"

Dilma Rousseff afirmou que os áudios divulgados do ministro do Planeamento afastado, Romero Jucá, deixam "evidente" o caráter "golpista" e "conspiratório" do seu processo de destituição.
Brasil

O ruído do tempo que explica a situação no Brasil

849
Neste ensaio, Martim Vasques da Cunha, escritor e jornalista, faz uma viagem desde o passado para explicar a crise que está a deixar o país que foi de Collor e de Dilma e agora é de Temer em ruínas.
Crise Política no Brasil

Senadores fiéis a Dilma denunciam golpe em Lisboa

As reuniões da Assembleia Parlamentar Euro-Latina-Americana em Lisboa foram aproveitadas por Senadores do PT para denunciar o golpe que está a decorrer contra o governo de Dilma Rousseff.
Crise Política no Brasil

Dilma ataca Governo pela reação a crítica externa 

A Presidente do Brasil com mandato suspenso escreveu um texto nas redes sociais onde atira a quem lhe sucedeu no Governo pela forma como tem respondido à crítica internacional ao impeachment.
El Salvador

El Salvador não reconhece novo Governo do Brasil

Salvador Sanchez, presidente de El Salvador, anunciou que o país não reconhece o novo governo brasileiro, que ascende ao poder depois da destituição de Dilma Rousseff.
Crise Política no Brasil

Dilma Rousseff vai recorrer contra destituição

A defesa de Dilma Rousseff vai recorrer para o Supremo Tribunal Federal contra o processo de destituição de que é alvo.
Líbano

Líbano defende o impeachment de Dilma

Numa pequena aldeia do Líbano, a situação política do Brasil é seguida com muita atenção e a população é unânime em defender a destituição de Dilma Rousseff. Saiba porquê.
Brasil

Morreu soldado torturador de Dilma

Um soldado que a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, acusou de a ter torturado nos anos 1970 morreu em São Paulo, informaram na sexta-feira os jornais brasileiros.
Crise Política no Brasil

Senador derrotado por Dilma diz-se inocente

O senador Aécio Neves, que vai ser investigado por um alegado caso de corrupção, disse em comunicado que acha "natural" a investigação, a qual provará a sua inocência.
Crise Política no Brasil

Dilma pode antecipar presidenciais para outubro

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, deve enviar nos próximos dias ao Congresso uma proposta de emenda constitucional para a realização de novas eleições no dia 02 outubro.
Crise Política no Brasil

Governo pede suspensão do relator do impeachment

O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, anunciou que vai pedir a suspensão do relator da comissão especial do processo de destituição da Presidente Dilma Rousseff no Senado.
Dilma Rousseff

Brasil. Onze senadores pedem renúncia de Dilma

Onze senadores de vários partidos escreveram uma carta à Presidente brasileira, Dilma Rousseff, pedindo a sua renúncia do cargo e a convocação de novas eleições.
Lula da Silva

"Grupos oportunistas" lideram destituição de Dilma

O antigo chefe de Estado brasileiro Lula da Silva disse que o processo de destituição contra Dilma Rousseff está a ser conduzido por "grupos oportunistas", segundo informações da Agência Brasil.
Crise Política no Brasil

Brasil: uma coalizão desfeita sem outra a caminho?

118
O provável «impeachment» de Dilma acabará por se parecer com o que sucedeu em Portugal no ano passado: uma espécie de «golpe parlamentar", em que uma maioria parlamentar se sobrepõe ao eleitorado.
Crise Política no Brasil

Não é golpe. Dilma perdeu a maioria

272
O capitalismo de Estado por Lula pretendia manter o PT no poder para sempre. Esse foi o verdadeiro golpe que aconteceu no Brasil nos últimos anos. Foi isso que as autoridades judiciais desmascararam.
Dilma Rousseff

Protestos na ONU contra e a favor de Dilma

Mais de uma centena de pessoas protestaram a favor ou contra a destituição da Presidente brasileira frente à sede da ONU, em Nova Iorque, onde participava na ratificação do Acordo de Paris contra as alterações climáticas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)