Longe da era das redes sociais que tornou adolescentes de quinze anos em gurus da beleza, não havia grande forma — a não ser nas revistas juvenis e femininas — de uma rapariga aprender sobre maquilhagem. O que significa que a primeira incursão que qualquer jovem dos anos 90 tinha na arte de se saber “pintar”, começava pelas purpurinas nos olhos (doces tempos…), pelo lápis preto da mãe e, claro está, pelos gloss nos lábios. Mas os lábios pegajosos e brilhantes não vinham da falta de jeito ou da parca variedade de marcas que há hoje em dia. Os anos 90 foram literalmente a década dos brilhos e eles estavam em todo o lado – das cantoras às top models da época.

Provavelmente nenhuma jovem da altura iria acreditar se lhe dissessem que, duas décadas depois, se iriam pintar os lábios de roxo ou iriam existir coisas como batons líquidos quando os gloss coloridos em formato roll-on dominavam as prateleiras dos supermercados. Mas a verdade é que os brilhos nunca deixaram de funcionar na beleza e vieram a saltar de forma discreta de ano em ano. Felizmente, deixaram de ser pegajosos e de colar todos os cabelos à boca e, hoje em dia, estão cheios de ingredientes que hidratam (como a vitamina E e óleo de coco), texturas suaves e pigmentos que duram horas a fios.

Dito isto, o velhinho gloss continua a dar cartadas na beleza e as tendências preveem um retorno em grande. Está, então, mais do que na hora de voltar a dar uma oportunidade aos brilhos. Na fotogaleria, em cima, conheça alguns dos melhores gloss que existem no mercado e faça uma pequena viagem pelas nostalgia do que foi, em tempos, o batom da moda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR