O Facebook lança esta segunda-feira o Marketplace, uma plataforma de comércio online na qual todos os utilizadores podem comprar e vender produtos, dentro da rede social. Quando o utilizador abre o canal, vê as fotografias dos produtos que as pessoas que estão perto de si colocaram à venda. Se for à procura de algo específico, a plataforma também funciona como motor de busca. Pode pesquisar o que pretende e filtrar os resultados por localização, categoria ou preço.

“Quer seja um pai à procura de roupas de bebé ou um colecionador à procura de algo raro, pode sentir-se confortável em comprar e vender no Marketplace porque é fácil ver os perfis públicos de compradores e vendedores, encontrar amigos em comum e ver há quanto tempo estão no Facebook”, explica Deborah Liu, uma das responsáveis pelo Marketplace, no Facebook, no blogue post onde a rede social anuncia a novidade.

O Marketplace divide os produtos em várias categorias, como Eletrónica, Casa e Jardim ou Roupas e Acessórios e o utilizador pode personalizar a ferramenta de localização para ajustar a região onde quer procurar o produto. Para saber mais, pode clicar na imagem, na qual encontra a descrição, o nome, a fotografia de perfil do vendedor e a sua cidade.

Se decidir na hora que quer entrar em contacto com o vendedor, pode enviar-lhe uma mensagem privada. Se estiver indeciso, pode guardar o produto e decidir mais tarde. Quanto ao pagamento e modo de entrega, é feito fora da plataforma, consoante aquilo que o comprador e o vendedor acordarem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para colocar o produto à venda, o utilizador deve tirar-lhe uma fotografia, colocá-la na plataforma, inserindo na legenda a descrição, o preço a que quer vendê-lo e a localização em que se encontra (ou quer vender). Na secção “Os seus itens”, encontra produtos que publicou para venda e todas as mensagens que trocou com os outros utilizadores.

Tem sido um mês de novidades para a rede social liderada por Mark Zuckerberg, que também detém o Instagram e o WhatsApp. Na semana passada, o Facebook anunciou também o novo canal de vídeo, o Watch, com o qual quer concorrer com o Youtube. No Watch, vai ser possível assistir à transmissão de jogos desportivos e a produções exclusivas, através das parcerias que a rede social liderada por Mark Zuckerberg está a realizar com várias marcas.