Derivação particularmente deslumbrante e de edição limitada do conhecido desportivo de dois lugares Vanquish, resultado da conjugação de esforços entre a marca britânica e o centro de design automóvel italiano Zagato, o Aston Martin Vanquish Zagato acaba de ver duplicada a sua oferta, com a adição de duas variantes: depois do Coupé e do Volante, surgem agora o Speedster e uma espécie de Shooting Brake.
O Speedster passa a ser a versão mais hardcore desta variante muito especial do conhecido desportivo britânico, distinguindo-se dos restantes, desde logo, devido a uma secção traseira especialmente personalizada, fruto da inclusão de duas bossas em cor contrastante, que crescem a partir dos encostos de cabeça do bancos. Soluções que, de resto, são uma espécie de imagem de marca nas criações do atelier de design italiano, sendo neste caso, e por razões de peso, fabricadas em fibra de carbono.
Já em produção, as primeiras unidades do Speedster deverão chegar às mãos dos respectivos proprietários durante o próximo ano de 2018.
Quanto à ainda mais inesperada versão Shooting Brake, são ainda menos os dados existentes, com a “apresentação” a fazer-se, basicamente, através de uma única imagem. Que, ainda assim, deixa antever bastante daquilo que deverá ser a variante mais funcional (?) do Vanquish Zagato.
Através das poucas informações difundidas, é possível ficar a saber que o tejadilho alongado surgirá marcado, mais uma vez, por contornos do tipo bolha dupla, parcialmente em vidro, “como forma de deixar a luz inundar o cockpit” – onde se manterão apenas e só os dois lugares, isto num habitáculo em que se destacam igualmente os comandos com aplicações em bronze anodizado, além dos bancos revestidos a couro acolchoado com um design a remeter para o logótipo ‘Z’.
A par destas soluções, a Shooting Brake, cuja produção só deverá arrancar em 2018, conta com um conjunto de malas feitas à medidas, às quais os ocupantes passam a ter um acesso mais facilitado, através do portão traseiro de accionamento eléctrico.
Criámos uma família de Zagatos”, comentou já o director do Departamento Criativo da Aston Martin, Marek Reichman. “Os nossos clientes destacam-se por gostar de coisas muito diferentes. Há os que preferem a pureza de um Coupé, enquanto outros preferem soluções mais radicais, como um Speedster. Sendo que temos, efectivamente, casos de clientes que, simplesmente, encomendaram um de cada!”
Aliás e se está já a pensar em encomendar uma destas novas variantes, saiba que que não vai fazer fácil – senão mesmo, impossível -, pois tal como o Coupé e o Volante tinham, desde o início, previsto uma produção limitada a 99 unidades cada, também a Shooting Brake não excederá esse número. Sendo que, no caso do Speedster, serão ainda menos: só 28, e já estão todas vendidas!
Recorde-se que qualquer uma destas variantes do Aston Martin Vanquish Zagato tem por base o modelo de produção com o mesmo nome na oferta da marca britânica de desportivos de luxo, partilhando todos o mesmo V12 6,0 litros de 580 cv, acoplado a uma caixa automática de oito velocidades.
Finalmente, e quanto a preços, nada transpirou da parte do fabricante britânico de Gaydon.