Terminado o playoff, são finalmente conhecidos os trinta e dois clubes que vão a sorteio esta quinta-feira no Mónaco. Potes são quatro. Se o Benfica (por ser o campeão cá no burgo) está no primeiro e o FC Porto no segundo, ao Sporting calhou o pior de todos eles: o quatro. Quer isto dizer que, aconteça o que acontecer, saia que bolinha sair, vai sempre defrontar um “tubarão” na fase de grupos da Champions. Ou melhor, dois — pelo menos dois…

Contra o Celtic, o Feyenoord, o Maribor, o Leipzig, o APOEL do Chipre, o CSKA de Moscovo e os cazaques do Karabakh o Sporting não jogará. Estão igualmente no pote quatro. Benfica e FC Porto também não enfrentará — um dos condicionalismos do sorteio é não permitir jogos entre clubes do mesmo país nesta fase. O que sobra? Isto, “só” isto: Real Madrid, Bayern, Chelsea, Juventus, Mónaco, Spartak, Shakhtar, Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain , Dortmund, Sevilha, Manchester City, Manchester Unitet, Nápoles, Tottenham, Basileia, Olympiacos, Anderlecht, Roma, Besiktas e Liverpool.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portanto, venha o diabo e escolha. Mas uma coisa é certa: 14,7 milhões de euros já “cantam” em Alvalade: a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões vale 12,7 milhões de euros; os restantes dois milhões são referentes ao prémio pela passagem do playoff.

Eis a composição dos potes no sorteio de amanhã à tarde:

Pote 1: Real Madrid, Bayern, Chelsea, Juventus, Benfica, Mónaco, Spartak e Shakhtar

Pote 2: Barcelona, Atlético de Madrid, Paris Saint-Germain, Dortmund, Sevilha, Manchester City, FC Porto e Manchester United

Pote 3: Nápoles, Tottenham, Basileia, Olympiacos, Anderlecht, Roma, Besiktas e Liverpool

Pote 4: Celtic, Feyenoord, Maribor, Leipzig, APOEL, CSKA de Moscovo, Sporting e Karabakh