Organizações sem fins lucrativos de 16 países europeus (incluindo Portugal) vão poder adicionar às suas páginas no Facebook um botão para doações. Já começou o período de inscrição para quem gere estas organizações e, em Portugal, a partir de outubro, começa a fase de testes desta nova ferramenta.

Desde 2015, nos EUA, com o lançamento destas ferramentas na rede social, milhões de dólares já foram angariados para as mais diversas causas. A 25 de maio deste ano, só em publicações e diretos (Facebook Live), o “Red Nose Day”, uma associação americana de combate à pobreza infantil, angariou mais de meio milhão de euros em doações.

Com a entrada no mercado europeu, o Facebook pretende não só disponibilizar esta ferramenta a instituições, como envolver os utilizadores — em troca de uma pequena taxa por doação, 5% ou 6,9% + €0.3 para angariações pessoais.

Uma das possibilidades de envolvimento, é os apoiantes de uma causa utilizarem o dia de aniversário para promoverem uma angariação de fundos através da rede social.

As organizações interessadas em adicionar o botão de doação podem saber mais na página da plataforma para instituições sem fins lucrativos.