Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Organizações sem fins lucrativos de 16 países europeus (incluindo Portugal) vão poder adicionar às suas páginas no Facebook um botão para doações. Já começou o período de inscrição para quem gere estas organizações e, em Portugal, a partir de outubro, começa a fase de testes desta nova ferramenta.

Desde 2015, nos EUA, com o lançamento destas ferramentas na rede social, milhões de dólares já foram angariados para as mais diversas causas. A 25 de maio deste ano, só em publicações e diretos (Facebook Live), o “Red Nose Day”, uma associação americana de combate à pobreza infantil, angariou mais de meio milhão de euros em doações.

Com a entrada no mercado europeu, o Facebook pretende não só disponibilizar esta ferramenta a instituições, como envolver os utilizadores — em troca de uma pequena taxa por doação, 5% ou 6,9% + €0.3 para angariações pessoais.

Uma das possibilidades de envolvimento, é os apoiantes de uma causa utilizarem o dia de aniversário para promoverem uma angariação de fundos através da rede social.

As organizações interessadas em adicionar o botão de doação podem saber mais na página da plataforma para instituições sem fins lucrativos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR