ONG

Refugiados

O canto de refugiados durante o resgate

167
Milhares lançam-se ao mar, à espera de uma Europa que os salve. Quando são resgatados, agradecem e cantam por terem sobrevivido. São as lágrimas e as canções de quem teve a vida por um fio.
Imigrantes

Cerca de mil imigrantes resgatados no Mediterrâneo

Em 48 horas foram resgatados cerca de mil migrantes no Mediterrâneo central. No sábado, foram feitas sete operações de resgate que permitiram recolher cerca de 400 pessoas.
Viagens

"Melhor emprego do mundo" tem candidaturas abertas

1.750
Viajar durante um ano por 20 países com 2.500 euros mensais pode parecer um sonho, mas é real. O "melhor emprego do mundo" tem inscrições abertas até 20 de julho.
Moçambique

Governo criticado por falta de transparência

O CIP criticou o Governo moçambicano por falta de transparência na restruturação da dívida pública, assinalando que há falta de informação relevante sobre o processo.
ONG

Haiti suspende Oxfam de operar no país

A Oxfam foi suspensa durante dois meses de operar no Haiti, enquanto decorrer uma investigação sobre denuncias de má conduta sexual por parte dos seus funcionários.
ONG

Oxfam. 26 novas denúncias de má conduta sexual

O líder da Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. 7.000 débitos diretos de doações foram cancelados e o financiamento do Governo está bloqueado.
Haiti

Oxfam pede desculpa às autoridades do Haiti

Uma delegação da Oxfam, envolvida num escândalo com funcionários acusados de assédio e de terem usado prostitutas, apresentaram desculpas às autoridades do Haiti.
ONG

Oxfam. Diretor questiona "ferocidade" das críticas

O diretor da Oxfam pôs em causa a "intensidade e ferocidade" das críticas dirigidas à ONG depois do escândalo sexual no Haiti. "Matámos bebés no berço?", perguntou. "Custa-me compreender isto."
Médicos sem Fronteiras

Assédio e abuso sexual nos Médicos sem Fronteiras

A Médicos sem Fronteiras identificou 24 casos de assédio e abuso sexual dentro da ONG só em 2017. A organização afirma que 19 pessoas já foram despedidas.
Reino Unido

Minnie Driver corta ligações com a Oxfam

Na sequência do escândalo sexual que envolve a Oxfam, a Minnie Driver cortou relações com a organização ao retirar-se do seu cargo como embaixadora. A atriz diz que está "devastada" com as revelações.
Haiti

Escândalo sexual. Presidente haitiano condena ONG

Port-au-Prince, 13 fev (Lusa) -- O Presidente haitiano Jovenel Moise denunciou como uma "violação extremamente grave para a dignidade humana" o caso do escândalo sexual que envolve responsáveis da Organização Não-Governamental (ONG) britânica Oxfam no Haiti.
ONG

Dirigente da Oxfam demite-se

186
Trabalhadores da ONG envolveram-se em escândalo de prostituição no Haiti, após o terramoto de 2010. Vice-CEO apresentou demissão depois de Governo ameaçar cortar apoios.
Reino Unido

Governo britânico ameaça cortar apoios a ONG

Organização não Governamental usou dinheiro para pagar a prostitutas no Haiti depois do sismo de 2010. Caso só agora chegou ao conhecimento do Governo. E pela comunicação social.
ONG

Oxfam. Missão contratou prostitutas no Haiti

Os funcionários da Oxfam destacados no Haiti depois do terramoto de 2010 contrataram prostitutas para a casa alugada pela ONG. A Oxfam confirma e até já fez uma investigação interna.
Afeganistão

Ataque suicida a Save The Children faz um morto

O ataque contra a organização não-governamental Save the Children em Jalalabad, Afeganistão, já foi controlado, disseram à France Presse fontes oficiais, que confirmaram a morte de uma pessoa.
Democracia

Angola entre países a observar em 2018

Angola é um dos países a manter sob observação, devido à eleição do novo presidente, João Lourenço, que desmantelou a estrutura de poder exercido pela família de Eduardo dos Santos.
Iémen

Iémen. ONG emitem apelo devido à guerra

Os dados divulgados esta terça-feira mostram que há um milhão de casos de cólera, seis crianças mortas por hora e 80% dos habitantes estão sem recursos, devido à guerra no Iémen.
Moçambique

Existe défice democrático em Moçambique, diz ONG

O Centro de Integridade Pública de Moçambique considera défice democrático o facto de o Presidente da República não ser sujeito a perguntas em relação à informação que presta sobre o estado da nação.
Corrupção

Raríssimas. Empresas suspendem apoios

1.072
Várias empresas já suspenderam apoios financeiros à associação Raríssimas, depois do escândalo com as irregularidades de que a Presidente é acusada.
Corrupção

Raríssimas pagou spa a Brito da Costa no Brasil

5.096
A associação Raríssimas terá pago uma viagem ao Brasil que a sua presidente fez com o marido, além do aluguer de um carro e uma ida ao spa. Denúncia desapareceu do Instituto da Segurança Social.
IPSS

Presidente com vida de luxo à conta da Raríssimas

77.607
Uma reportagem da TVI conta como Paula Brito Costa pode ter usado dinheiro da Raríssimas, que recebeu quase um milhão de euros do Estado em 2016, para fazer compras e uma vida de luxo.
Nações Unidas

ONG pedem mais intervenção de Guterres

ONG ligadas às Nações Unidas fazem uma avaliação positiva do primeiro ano de Guterres como secretário-geral da ONU, mas querem que o português tenha uma voz mais ativa em questões de direitos humanos.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Angola

Funcionários públicos vão a julgamento

192
O início do julgamento de três funcionários do Ministério da Saúde angolano, acusados do desvio de quase 400 milhões de kwanzas do programa de combate à malária, está agendado para segunda-feira.
Offshores

Transparency International pede a acção à UE

A organização anti-corrupção Transparency International pediu a governos da União Europeia para agirem contra os paraísos fiscais após a divulgação dos "Paradise Papers".
Guiné-Bissau

Mais de 70 ONGs reunidas em Bissau

Este é o primeiro encontro dos últimos 23 anos. O objetivo é analisar o trabalho das últimas duas décadas e definir metas para o futuro.
Guiné-Bissau

ONG da Guiné-Bissau não têm financiamento

O antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos denunciou a ausência de financiamento das ONGs por parte do Estado. Contudo, afirma que as organizações conquistaram o seu espaço no país.
Burla

ONG Viver 100 Fronteiras suspeita de burla

128
A Organização Não-Governamental Viver Sem Fronteiras é suspeita de desviar roupa doada para fins humanitários na Guiné. A suspeita vem depois de a GNR ter apreendido vestuário avaliado em 4,2 milhões.
Facebook

Doações pelo Facebook chegam à Europa

O Facebook vai disponibilizar às organizações sem fins lucrativos na Europa a adição de um botão para doações. As inscrições já estão abertas e em outubro começa a fase de testes em Portugal.
Crise dos Refugiados

Três ONG suspendem resgastes no Mediterrâneo

140
Restrições da Líbia à assistência humanitária e insegurança na zona levaram a que algumas organizações não governamentais suspendessem as operações de resgate de migrantes no Mediterrâneo.
ONG

Guiné-Bissau. ONG denuncia excisão genital a bebés

A presidente de uma organização não governamental guineense denunciou que a prática "continua a acontecer de forma secreta" no país e agora em menores de um ano.
Migrantes

ONG encontra 13 mortos em embarcação

Treze pessoas foram encontradas mortas numa embarcação que transportava 167 migrantes e se encontrava à deriva junto às costas da Líbia, anunciou no Twitter a ONG espanhola Proactiva Open Arms.
Pesca

Associação diz que é preciso pensar frota de pesca

Mais do que pensar nas quotas, Portugal deve analisar alternativas para a frota da pesca de sardinha. A recomendação vem da ONG PONG-Pesca que lembra os riscos que a espécie hoje enfrenta.
Moçambique

ONG: Moçambicanos não devem suportar dívidas

A diretora da Campanha para o Jubileu da Dívida, uma ONG britânica, defendeu que os custos das dívidas escondidas em Moçambique não devem recair sobre os cidadãos, responsabilizando o Governo.
Aborto

Trump. Suécia corta financiamento a ONG

As ONG que deixem de dar ajuda e aconselhamento sobre aborto e contraceção, como sugeriu o presidente Donald Trump, não serão financiadas pela Suécia.
ONG

PGR moçambicano criticado por falta de informação

O Centro de Integridade Pública de Moçambique criticou a Procuradoria-Geral da República do país por "sonegação" de informação sobre o envolvimento de cidadãos moçambicanos em escândalos de corrupção.
Brasil

ONG brasileira em protesto contra a corrupção

A organização não governamental Rio de Paz manifestou-se, em Brasília, contra a corrupção, colocando mais de 500 máscaras na explanada dos Ministérios.
Videojogos

Games for Good: jogos que podem ser solidários

A Universidade Europeia e o IADE organizam este fim de semana o Games for Good, a primeira 'game jam' de responsabilidade social que pretende aliar a criação de jogos a causas sociais.
ONG

ONG denuncia 289 ataques a hospitais

A organização não-governamental União das Organizações de Socorro e Auxílio Médico (UOSSM) denunciou que houve pelo menos 289 ataques diretos contra hospitais na Síria desde janeiro de 2016.
São Tomé e Príncipe

ONG contra abate e consumo de tartarugas

As organizações ligadas à proteção das tartarugas marinhas em São Tomé intensificaram a campanha contra a captura, abate e consumo de tartaruga marinha, que está em vias de extinção.
Myanmar

ONG pedem investigação de abusos contra rohingya

Treze organizações, incluindo a Amnistia Internacional, instaram o Conselho de Direitos Humanos da ONU a investigar os abusos cometidos pelo exército da Birmânia contra a minoria muçulmana rohingya.
Migrantes

Líbia. ONG criticada por criticar migrantes

O chefe da agência europeia de gestão de fronteiras (Frontex) criticou as organizações não-governamentais (ONG) que ajudam os migrantes ao largo da Líbia.
Energia Nuclear

Almaraz. Ambientalistas lamentam ausência de ONG

A associação ambientalista ZERO lamentou a ausência de especialistas de Organizações Não-Governamentais (ONG) na visita de uma delegação técnica portuguesa à central nuclear de Almaraz, em Espanha.
Guerra

Cerca de 250 mil crianças têm de soldados à força

Mais de 230 milhões de menores vivem em zonas de guerra e, apesar de não haver dados exatos, calcula-se que cerca de 250 mil crianças tenham de ser soldados em 17 países.
Xanana Gusmão

ONG. Carta de Xanana é interferência política

A Justice System Monitoring Program considera que a carta aberta em que Xanana Gusmão defende duas ex-ministras condenadas pelo Tribunal de Díli é uma interferência política no sistema judicial.
Mutilação Genital Feminina

Três associações premiadas por defesa das mulheres

153
Filhos e Amigos de Farim, Mulheres sem Fronteiras e Movimento Musqueba - Associação de Promoção e Valorização da Mulher Guineense são as vencedoras da terceira edição do prémio.
Ajuda Humanitária

Os melhores e piores anúncios humanitários de 2016

Nem todos os anúncios das campanhas humanitárias são bons, apesar da intenção ser sempre a melhor. Uma organização não governamental da Noruega premeia os melhores e os piores vídeos do ano.
Saúde

ONG querem amálgama com mercúrio fora do mercado

Organizações da Europa, incluindo a portuguesa Zero, apelaram aos decisores europeus para que retirem do mercado as amálgamas dentárias contendo mercúrio, identificadas como representando risco de "envenenamento secundário.
Mundo

Aldeias SOS. Crianças que crescem sozinhas

As Aldeias de Crianças SOS lançaram hoje, em mais de 60 países, uma campanha que alerta para o elevado número de crianças que crescem sozinhas, sem cuidados parentais, um "grave problema" que precisa de ser combatido.
ONG

"Ser livre é ter dinheiro. Dinheiro é poder"

332
Sobreviventes de violência, ex-presidiárias, mulheres em situação de pobreza. A Dress for Success dá a roupa e as ferramentas para arrasarem numa entrevista de emprego. A CEO Joi Gordon explica tudo.
ONG

ONG querem o melhor candidato à frente da ONU

Cerca de 750 organizações não governamentais (ONG) de todo o mundo estão a tentar influenciar a eleição para o novo secretário-geral da ONU com o propósito de que o melhor candidato para o cargo seja escolhido.
ONG

Cortes em Angola afetam sobretudo as zonas rurais

O diretor-geral da Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) disse esta quarta-feira em Luanda que o corte dos programas sociais está a ser profundo e com maior ênfase na zona rural.
Guiné Equatorial

ONGs querem fim da repressão na Guiné Equatorial

Um conjunto de dez organizações não-governamentais (ONG) divulgaram uma carta aberta a exigir o fim da "repressão às vozes independentes", quando falta menos de um mês para as eleições presidenciais na Guiné Equatorial.
Conflito na Síria

100 civis entre os 500 mortos sírios em Alepo

Perto de 100 civis, dos quais 23 crianças, estão entre os 500 mortos desde o início da ofensiva lançada há 10 dias pelo regime sírio, com o apoio da aviação russa, na província de Alepo, foi hoje divulgado.
Mundo

Riqueza de 1% da população superou a de 99%

306
A riqueza acumulada por 1% da população mundial superou a dos 99% restantes, em 2015, um ano mais cedo do que se previa.
Crise dos Refugiados

Polícia grega vai registrar ONG do mar Egeu

As ONG presentes nas ilhas do norte do mar Egeu, na Grécia, principal ponto de entrada dos migrantes na Europa, deverão registar-se de forma sistemática junto das autoridades gregas.
Conflito na Síria

20 mortos em bombardeamentos na Síria

Pelo menos 20 civis, incluindo sete crianças, foram hoje mortas na sequência de ataques aéreos do regime sírio de Bachar al-Assad contra uma localidade a sudeste de Damasco, anunciou o Observatório sírio dos direitos humanos.
Amnistia Internacional

Rússia acusada de crimes de guerra na Síria

A Amnistia Internacional acusou hoje a Federação Russa de ter matado "centenas de civis" e causado "destruição massiva" na Síria, o que pode "constituir crimes de guerra".
Médicos sem Fronteiras

MSF: petição na Casa Branca sobre bombardeamento

A organização Médicos Sem Fronteiras entregou na Casa Branca com 547 mil assinaturas, a pedir uma investigação independente ao bombardeamento norte-americano contra um dos seus hospitais.
Angola

Ativistas detidos em Benguela libertados

Os 18 jovens ativistas angolanos detidos em Benguela desde 30 de outubro foram libertados, depois de a associação "Mãos Livres" ter assumido o pagamento da multa a que foram condenados, por distribuírem panfletos.
Evasão Fiscal

UE ainda permite fuga ao fisco das multinacionais

Um ano depois do LuxLeaks, Organizações Não Governamentais alertam que sistema fiscal europeu continua a facilitar a evasão fiscal por parte de grandes empresas.
Crise dos Refugiados

Amnistia culpa UE e governo grego por mais mortes

A Amnistia Internacional criticou a União Europeia e o Governo grego por continuarem de "braços cruzados" relativamente ao problema dos migrantes, enquanto "dezenas de vidas se perdem diariamente no mar Egeu".
Síria

595 mortos na Síria com bombardeamentos da Rússia 

Pelo menos 595 pessoas foram mortas na Síria desde o início dos bombardeamentos em 30 de setembro da aviação russa, aliada do regime de Bashar al-Assad.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)