ONG

Crianças

Aldeias de Crianças SOS: crianças "invisíveis"

As Aldeias de Crianças SOS celebram o 30.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança com o lançamento de campanha digital destinada a alertar a população para a situação de milhões de crianças.
Jihadismo

Dezenas de "jihadistas" serão libertados até 2023

Dos 199 "jihadistas" detidos e condenados por terrorismo desde 2015 em 11 países europeus, 57% vão ser libertados antes do final de 2023, segundo relatório da organização não-governamental Globsec.
Migrações

Salvini trava navio alemão com 100 migrantes

232
O navio "Eleonore", que está ao serviço da ONG Mission Lifeline, ajudou 100 migrantes que navegavam num barco pneumático que se estava a afundar ao largo da costa da Líbia.
Brasil

Bolsonaro. ONG podem ter provocado incêndios

1.592
O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse que organizações não governamentais (ONG) com intenção de prejudicar o seu Governo podem ser responsáveis pelos incêndios florestais na Amazónia.
Voluntariado

"O sofrimento não é mau, necessariamente" /premium

233
As certezas que tinha foram caindo, uma a uma. Duarte Valle de Castro conta o que mudou na sua vida depois de um ano de voluntariado com a mulher, em Timor, entre ratazanas, baratas e larvas.
Direitos Humanos

Tribunal autoriza Open Arms a entrar em Itália 

472
Organização humanitária espanhola Open Arms já tinha denunciado o abandono do navio. Decisão do tribunal surge como resposta aos apelos para encontrar porto seguro para o desembarque.
Rússia

40 mil contra exclusão de candidatos em Moscovo

Cerca de 40 mil pessoas reuniram-se em Moscovo para protestar contra exclusão de candidatos da oposição nas eleições locais de setembro. É a maior manifestação dos últimos anos.
Conflitos

ONG denuncia abusos a colombianos e venezuelanos

Desaparecimentos, assassínios, violência sexual, recrutamento de crianças e deslocamento forçado são denunciados num relatório da Human Rights Watch.
Imigração

Senado italiano aprova lei contra ONG de imigração

168
Lei regulamenta o encerramento dos portos italianos para navios de ONGs que socorrem imigrantes no mar, estabelecendo multas no caso violação desta norma que podem atingir um milhão de euros.
Moçambique

Moçambique. ONG estudou financiamentos eleitorais

A ONG moçambicana Centro de Integridade Pública fez um estudo sobre o financiamento público a campanhas eleitorais e prestação de contas, no âmbito da contribuição para os processos eleitorais.
Afeganistão

Talibãs encerram centros de saúde de ONG sueca

Os centros de saúde eram administrados pelo Comité Sueco para o Afeganistão. A entidade estima que mais de 7.500 pessoas ficarão sem cuidados médicos devido à decisão.
ONG

"Vidas estão em perigo na Líbia", alertam ONG

As organizações dizem que a falta de água, alimentos e serviços médicos estão a aumentar. Alertam ainda que há crianças sujeitas a "detenções arbitrárias e ilimitadas na Líbia".
Síria

Síria. Violência atinge "ponto crítico", dizem ONG

180.000 pessoas ficaram deslocadas apenas nas últimas duas semanas, devido aos conflitos entre rebeldes e Governo. Vários hospitais e postos humanitários estão a ser atingidos pela guerra.
ONG

ONG suíça apresenta queixa-crime por corrupção 

A Public Eye quer averiguar se o Grupo Credit Suisse teve responsabilidade nos empréstimos concedidos pela sua subsidiária britânica, a Credit Suisse International. Os EUA já estão a analisar o caso.
Itália

Migrantes. Salvini assinou diretiva contra ONGs 

Segundo o ministro do Interior italiano, existe uma ameaça de terrorismo e nenhum navio com migrantes está autorizado a entrar em Itália. Diretiva obriga navios privados a respeitar prerrogativas.
Ambiente

Organizações querem proteger 'stock' de sardinhas 

Ambientalistas dizem que o 'stock' da sardinha ibérica tem uma "grande importância socioeconómica para várias frotas portuguesas e espanholas" e que está em "declínio acentuado há algumas décadas".
União Europeia

ONG alerta UE para direitos das comunidades

Uma ONG angolana alertou para o desrespeito pelos direitos das comunidades locais em zonas de exploração de diamantes, apelando à União Europeia para que seja mais interventiva.
Autarquias

Autarcas criaram ONG para receberem subsídios

10.721
A L'Atitudes, uma ONG criada por autarcas socialistas, não tem qualquer atividade conhecida, mas, segundo uma investigação do Público, recebeu 350 mil euros de subsídios públicos e um edifício.
Human Rights Watch

Human Rights Watch pede que Papa pressione EAU

A ONG afirma que a coligação internacional liderada pela Arábia Saudita bombardeou casas, mercados e escolas indiscriminadamente no Iémen, e impediu que chegasse ajuda humanitária à população.
Itália

ONG usa imigrante para "batalha política"?

Quem o diz é Matteo Salvini, o ministro do Interior italiano que lidera o Liga ( partido de extrema direita) e a acusação vai para a ONG alemã Sea Watch.
Iraque

Bagdad. Centenas de crianças estudam em autocarros

Mais de cem menores estão a estudar em escolas móveis no Iraque. Muitos são órfãos ou sem-abrigo, vítimas do Estado Islâmico. Sem documentos de identificação não se podem inscrever na escola pública.
Moçambique

Polícia diz que agiu "dentro dos limites da lei"

177
Na segunda-feira, a polícia de Moçambique foi acusada de mandar despir e confiscar camisolas da campanha "Eu não pago", de contestação à inclusão nas contas públicas das dívidas ocultas do Estado.
Itália

Airbnb oferece 3 meses de férias grátis em Itália

Para promover a aldeia de Grottole, em risco de se tornar numa "cidade fantasma", uma ONG pediu ajuda ao Airbnb. Se quiser passar 3 meses em Itália, só tem de fazer de guia dos outros visitantes.
Brasil

Brasil suspende contratos com ONG por três meses

A decisão da suspensão dos contratos firmados com ONG foi tomada esta segunda-feira para que o ministro do Meio Ambiente possa verificar quanto dinheiro foi pago às organizações durante o ano passado.
ONG

4.300 morreram por serem cristãos em 2018

6.334
Nigéria lidera lista dos "50 países onde os cristãos são mais perseguidos", segundo a ONG Missão Portas Abertas. Número de vítimas subiu 40% face a 2017. Ataques a igrejas mais do que duplicaram.
Amnistia Internacional

Amnistia Internacional pressiona Austrália 

A Amnistia Internacional é contra a detenção de migrantes nos países do Pacífico. Mais de mil refugiados e requerentes de asilo permanecem retidos em "prisões ao ar livre".
Greenpeace

Greenpeace: retomar caça à baleia é "perigoso"

1.003
O Japão decidiu abandonar a Comissão Baleeira Internacional (CBI) e retomar a caça da baleia nas suas águas territoriais a partir de julho de 2019. A Greenpeace considera "lamentável e perigoso".
Human Rights Watch

Suspeitas de execuções e abusos em Moçambique

Os ataques a povoações têm acontecido fora da zona de implantação da fábrica e outras infraestruturas das empresas petrolíferas que vão explorar gás natural, na península de Afungi, distrito de Palma.
Itália

Salvini acusa ONG de ajudarem no tráfico humano

Matteo Salvini considera que a presença de navios humanitários no Mediterrâneo ajuda "de forma deliberada ou involuntária" os traficantes de pessoas. No ano passado chegaram 117 pessoas a Itália.
Venezuela

Venezuela em "colapso democrático e institucional"

Várias organizações não-governamentais defensoras dos direitos humanos denunciam que a Venezuela vive um "colapso democrático e institucional",
Iémen

Fome ameaça 14 milhões de iemenitas

A "cessação imediata das hostilidades" no Iémen, onde cerca de 14 milhões de pessoas estão "ameaçadas pela fome", foi exigida por 35 organizações não-governamentais iemenitas e internacionais.
Amnistia Internacional

Amnistia lança campanha para abolir pena de morte

A Amnistia Internacional lança esta quarta-feira uma nova campanha pelo fim da pena de morte em cinco países e pede a todos os governos para "darem passos firmes" no sentido da sua abolição universal.
Crise dos Refugiados

ONG com navios retidos pressionam governo maltês

Voluntários das organizações não-governamentais alemãs cujos navios de resgate humanitários estão retidos em portos malteses há mais dois meses manifestaram-se em Malta.
Direitos LGBTI

Governo atribui 50 mil euros a organizações LGBTI

464
O Governo vai atribuir 50 mil euros para apoio a organizações não-governamentais que trabalham com a comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI).
Alterações Climáticas

ONG querem UE a liderar negociações sobre clima

Organizações não-governamentais e especialistas pediram à UE para que passe a lidar as negociações sobre as alterações climáticas dentro da ONU devido ao fraco envolvimento demonstrado outros países.
Moçambique

ONG moçambicana receia hipoteca de receitas do gás

Os credores da dívida soberana de Moçambique propuseram ao Governo que pague apenas 200 milhões de dólares até 2023, e a partir daí receberão o restante em função das receitas do gás.
Crise dos Refugiados

ONG critica criminalização de resgate de migrantes

A organização não-governamental alemã Sea Watch, que desenvolve operações de resgate no Mediterrâneo, lamentou que a União Europeia esteja a tentar criminalizar os migrantes.
Ambiente

Passear na cidade faz pior aos filhos que aos pais

Um estudo da ONG Global Action Plan prova que um simples passeio por uma cidade muito movimentada e poluída faz pior à saúde das crianças do que aos adultos. Os mais novos inspiram 30% mais poluentes.
Refugiados

O canto de refugiados durante o resgate

167
Milhares lançam-se ao mar, à espera de uma Europa que os salve. Quando são resgatados, agradecem e cantam por terem sobrevivido. São as lágrimas e as canções de quem teve a vida por um fio.
Imigrantes

Cerca de mil imigrantes resgatados no Mediterrâneo

Em 48 horas foram resgatados cerca de mil migrantes no Mediterrâneo central. No sábado, foram feitas sete operações de resgate que permitiram recolher cerca de 400 pessoas.
Viagens

"Melhor emprego do mundo" tem candidaturas abertas

1.750
Viajar durante um ano por 20 países com 2.500 euros mensais pode parecer um sonho, mas é real. O "melhor emprego do mundo" tem inscrições abertas até 20 de julho.
Moçambique

Governo criticado por falta de transparência

O CIP criticou o Governo moçambicano por falta de transparência na restruturação da dívida pública, assinalando que há falta de informação relevante sobre o processo.
ONG

Haiti suspende Oxfam de operar no país

A Oxfam foi suspensa durante dois meses de operar no Haiti, enquanto decorrer uma investigação sobre denuncias de má conduta sexual por parte dos seus funcionários.
ONG

Oxfam. 26 novas denúncias de má conduta sexual

O líder da Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. 7.000 débitos diretos de doações foram cancelados e o financiamento do Governo está bloqueado.
Haiti

Oxfam pede desculpa às autoridades do Haiti

Uma delegação da Oxfam, envolvida num escândalo com funcionários acusados de assédio e de terem usado prostitutas, apresentaram desculpas às autoridades do Haiti.
ONG

Oxfam. Diretor questiona "ferocidade" das críticas

O diretor da Oxfam pôs em causa a "intensidade e ferocidade" das críticas dirigidas à ONG depois do escândalo sexual no Haiti. "Matámos bebés no berço?", perguntou. "Custa-me compreender isto."
Médicos sem Fronteiras

Assédio e abuso sexual nos Médicos sem Fronteiras

A Médicos sem Fronteiras identificou 24 casos de assédio e abuso sexual dentro da ONG só em 2017. A organização afirma que 19 pessoas já foram despedidas.
Reino Unido

Minnie Driver corta ligações com a Oxfam

Na sequência do escândalo sexual que envolve a Oxfam, a Minnie Driver cortou relações com a organização ao retirar-se do seu cargo como embaixadora. A atriz diz que está "devastada" com as revelações.
Haiti

Escândalo sexual. Presidente haitiano condena ONG

Port-au-Prince, 13 fev (Lusa) -- O Presidente haitiano Jovenel Moise denunciou como uma "violação extremamente grave para a dignidade humana" o caso do escândalo sexual que envolve responsáveis da Organização Não-Governamental (ONG) britânica Oxfam no Haiti.
ONG

Dirigente da Oxfam demite-se

186
Trabalhadores da ONG envolveram-se em escândalo de prostituição no Haiti, após o terramoto de 2010. Vice-CEO apresentou demissão depois de Governo ameaçar cortar apoios.
Reino Unido

Governo britânico ameaça cortar apoios a ONG

Organização não Governamental usou dinheiro para pagar a prostitutas no Haiti depois do sismo de 2010. Caso só agora chegou ao conhecimento do Governo. E pela comunicação social.
ONG

Oxfam. Missão contratou prostitutas no Haiti

Os funcionários da Oxfam destacados no Haiti depois do terramoto de 2010 contrataram prostitutas para a casa alugada pela ONG. A Oxfam confirma e até já fez uma investigação interna.
Afeganistão

Ataque suicida a Save The Children faz um morto

O ataque contra a organização não-governamental Save the Children em Jalalabad, Afeganistão, já foi controlado, disseram à France Presse fontes oficiais, que confirmaram a morte de uma pessoa.
Democracia

Angola entre países a observar em 2018

Angola é um dos países a manter sob observação, devido à eleição do novo presidente, João Lourenço, que desmantelou a estrutura de poder exercido pela família de Eduardo dos Santos.
Iémen

Iémen. ONG emitem apelo devido à guerra

Os dados divulgados esta terça-feira mostram que há um milhão de casos de cólera, seis crianças mortas por hora e 80% dos habitantes estão sem recursos, devido à guerra no Iémen.
Moçambique

Existe défice democrático em Moçambique, diz ONG

O Centro de Integridade Pública de Moçambique considera défice democrático o facto de o Presidente da República não ser sujeito a perguntas em relação à informação que presta sobre o estado da nação.
Corrupção

Raríssimas. Empresas suspendem apoios

1.072
Várias empresas já suspenderam apoios financeiros à associação Raríssimas, depois do escândalo com as irregularidades de que a Presidente é acusada.
Corrupção

Raríssimas pagou spa a Brito da Costa no Brasil

5.096
A associação Raríssimas terá pago uma viagem ao Brasil que a sua presidente fez com o marido, além do aluguer de um carro e uma ida ao spa. Denúncia desapareceu do Instituto da Segurança Social.
IPSS

Presidente com vida de luxo à conta da Raríssimas

77.607
Uma reportagem da TVI conta como Paula Brito Costa pode ter usado dinheiro da Raríssimas, que recebeu quase um milhão de euros do Estado em 2016, para fazer compras e uma vida de luxo.
Nações Unidas

ONG pedem mais intervenção de Guterres

ONG ligadas às Nações Unidas fazem uma avaliação positiva do primeiro ano de Guterres como secretário-geral da ONU, mas querem que o português tenha uma voz mais ativa em questões de direitos humanos.
Amnistia Internacional

"O Estado de Rakhine é uma cena de crime"

A Amnistia Internacional publicou um relatório onde descreve as atrocidades cometidas no Estado de Rakhine contra os rohingya. Este Estado é "uma prisão a céu aberto".
Angola

Funcionários públicos vão a julgamento

192
O início do julgamento de três funcionários do Ministério da Saúde angolano, acusados do desvio de quase 400 milhões de kwanzas do programa de combate à malária, está agendado para segunda-feira.
Offshores

Transparency International pede a acção à UE

A organização anti-corrupção Transparency International pediu a governos da União Europeia para agirem contra os paraísos fiscais após a divulgação dos "Paradise Papers".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)