912kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Benfica é favorito ao título. Porto e Sporting vêm a seguir

Este artigo tem mais de 5 anos

Apesar do deslize frente ao Rio Ave e a fraca exibição da última jornada o Benfica continua a ser o grande favorito a erguer o troféu.

i

ROBERT GHEMENT/EPA

ROBERT GHEMENT/EPA

O campeonato já começou? Toca a ligar o computador. O ano passado tivemos bastante sucesso, fizemos o primeiro modelo de computador para a imprensa portuguesa que apontou logo ao Real Madrid na Champions enquanto muitos estavam centrados no Barcelona. O sucesso foi tanto que já começamos a ver outros modelos a aparecer por aí. Mas cá vamos ao que interessa. Novamente mais do que as contas as previsões emocionais, o autor sportinguista desta linha está claramente convencido que com Jesus à terceira é de vez. O autor benfiquista já só sonha com o penta.

No futebol a receita é fácil, equipa que ganha não se mexe por isso vamos apostar no mesmo modelo. A cada atualização simularemos o campeonato português 10,000 vezes para calcular qualquer cenário imaginável de surpresas, reviravoltas e resultados inesquecíveis. Em cada um desses campeonatos virtuais interessa-nos saber:

  • O Campeão, que esta época será o único com acesso direto à Liga dos Campeões
  • O segundo classificado, que entrará no terceiro playoff da Champions
  • O terceiro e quarto classificado, que garantem o acesso a Liga Europa
  • Os dois despromovidos

Campeão

Apesar do deslize frente ao Rio Ave e a fraca exibição da última jornada o Benfica continua a ser o grande favorito a erguer o troféu, com alguma vantagem face ao Porto (2º favorito) e Sporting. No entanto dada a concorrência, apenas tem 40% de hipóteses, ou seja o cenário mais provável é que o Benfica não consiga conquistar o almejado penta. Os outros dois favoritos, Porto e Sporting, não estão muito longe, com 34% e 24%, respetivamente.

Portanto, tal como no ano passado, a luta pelo título promete e não vai ser fácil para ninguém!

Hipóteses europeias

Como é tradição, é quase certo que qualquer um dos três grandes se qualifique para uma qualquer competição europeia. Para além dos três candidatos do costume, surgem dois clubes destacados: o surpreendente Rio Ave e o Braga, com 36% e 27% de hipóteses de se qualificarem para as competições europeias. E claro que é bastante mais provável a qualificação para a liga Europa do que para a liga dos milhões…Ainda com algumas hipóteses mas já mais longe, com perto de 10% de hipóteses, surgem o Guimarães, Marítimo, Feirense e Estoril.

Liga dos últimos

Mais cá para baixo há mais competição já que há nove candidatos á segunda liga. Destes nove, três surgem destacadas: Desportivo das Aves ( 42%), Paços de Ferreira (35%) e Chaves (28%). Depois temos então os outros com probabilidades mais baixas ( entre os 11 e os 18%): Moreirense, Setúbal, Belenenses, Portimonense, Tondela e Boavista.

De qualquer forma, por muito importantes que sejam os números, na hora da verdade o que importa é mesmo saber se a bola entra ou não – com ou sem vídeo arbitro! Cá estaremos para ir atualizando as nossas previsões ao longo da época. Até lá, rola a bola!

https://observador.pt/interativo/primeira-liga-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa/

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.