Sentada na bancada a ver o frisson causado pelo Mercedes-AMG GLC 63, a BMW pode vir a decidir fazer parte na história, avançando para a produção do primeiro BMW X3 M. E com um argumento extra: ao contrário do rival, que conta com um enorme e mais penalizante V8, o mais radical dos X3 pode vir a ter na base “apenas” um seis cilindros em linha, mas a debitar qualquer coisa como 439 cv.

Esta hipótese foi admitida em Frankfurt, pelo responsável pelo projecto X3, Arno Keller, o qual reconheceu que o modelo “está sob avaliação”, não estando ainda confirmado – “embora tal seja possível, quer em termos de tecnologia, quer em termos de plataforma”.

A verdade é que, neste momento, temos um xLine, uma versão com pacote M e temos ainda o M40i. Mas, se calhar, ainda poderemos vir a ter mais”, acrescentou.

Este responsável não foi o único a admitir uma tal possibilidade, pois também o gestor de produto do X3, Roland Meier, acabou por adiantar que uma decisão final sobre o tema deve ser tomada em breve. Com o director-geral da BMW Austrália a acrescentar, inclusivamente, que um X3 M “faz sentido” e que ele próprio aguarda pacientemente pela aprovação dos responsáveis máximos da companhia, para que então possa avançar.

Segundo as últimas informações, o futuro X3 M, que internamente será conhecido pelo nome de código F97, deverá ostentar um seis cilindros em linha parecido ao 3,0 litros biturbo utilizado tanto no M3, como no M4. Embora, no caso do SUV, a debitar entre 425 e 439 cv. Ou seja, cerca de 70 cv de potência mais que o M40i. Somando-lhe ainda cerca de 500 Nm de binário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR