Mais de 70 concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira risco “máximo” de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. De acordo com o instituto, em causa estão mais de 70 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco “muito elevado” e “elevado” de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18). O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. Às 6:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil dava conta de oito incêndios em curso, três em resolução e 19 em fase de conclusão.

De acordo com a ANPC, às 6:30, o incêndio que mais meios mobilizava era o que deflagrou na sexta-feira à noite na localidade de Castanheira, na freguesia de Fajão-Vidual, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, com 663 operacionais e 200 veículos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por dominar continua também o fogo que deflagrou às 17:08 de domingo na localidade de Amenda, freguesia de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, no concelho de Ourém, no distrito de Santarém, que às 06:30 era combatido por 258 homens, apoiados por 76 viaturas.

A vaga de calor, contudo, deve manter-se por mais uns dias. Previsões apontam para máximas de 30 graus na maioria do país.

Onda de calor continua: máximas de 30 graus na maior parte do país

Para esta segunda-feira no continente o IPMA prevê céu geralmente limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral oeste a sul do Cabo Mondego até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira. Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e nas terras altas e de sudoeste na costa sul do Algarve. Prevê-se também uma pequena descida de temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso. As mínimas vão oscilar entre 7 graus Celsius (em Bragança) e 20 (em Portalegre) e as máximas entre 23 (em Viana do Castelo) e 34 (em Santarém).