Os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) de Macau içaram este sábado o sinal 3 de tempestade tropical devido à aproximação do tufão Khanun, e mantêm a possibilidade de substituí-lo pelo sinal 8 na manhã de domingo.

Pelas 21h00 (14h00 em Lisboa), o Khanun encontrava-se a cerca de 590 quilómetros a sueste de Macau, estava a encaminhar-se para a península de Leizhou, de acordo com a página de Internet dos SMG.

As autoridades referem que o sinal número três deverá manter-se até às 05:00 de domingo (22:00 de sábado em Lisboa), altura em que o aviso de ‘storm surge’ [subida no nível das águas] de grau 1 (amarelo) entra em vigor.

Além disso, mantêm a possibilidade de içar o sinal 8 durante a manhã de domingo.

“Nas pontes, o vento pode atingir ocasionalmente, o nível forte com rajadas”, indicam os SMG, que recomendam aos condutores mais atenção e aos que conduzem motociclos e ciclomotores a utilizarem a via reservada a esses veículos na Ponte Sai Van.

A escala de alerta de tempestades tropicais é formada pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, que são hasteados tendo em conta a proximidade da tempestade e a intensidade dos ventos.

Em 23 de agosto, o tufão Hato, o pior em 53 anos a atingir Macau, causou dez mortos e mais de 240 feridos, provocando graves inundações na zona do Porto Interior.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR