O Facebook está a testar uma ferramenta que permite criar emojis e avatares com base nas fotografias dos próprios utilizadores. Os testes estão a ser feitos por uma equipa de investigadores da própria rede social e da Universidade de Tel Aviv (Israel).

O Digital Trends mostra um relatório da investigação no qual se percebe que o programa começa por identificar a imagem do utilizador, adquirindo vários traços pessoais. Depois disso, o sistema compara essa fotografia e esses dados com um perfil semelhante que já esteja criado e faz-lhe alterações até que se assemelhe o mais possível ao novo utilizador. A próxima imagem é uma dessas amostras.

Fonte: Relatório divulgado

O sistema toma em consideração o tipo de penteado e até a cor da pele para personalizar e criar tais avatares tão próximos e semelhantes à realidade quanto possível — sem que para isso o utilizador tenha de os criar manualmente.

Os resultados, mostra o relatório, vão variar dependendo do tipo de avatar que seja pedido. A título de exemplo, os avatares 3D terão, naturalmente, menos detalhes e não terão tanta precisão, visto serem mais “avançados” e menos “estáticos” (como é um emoji). No entanto, a inteligência do programa tornaria possível que o sistema escolhesse automática e autonomamente a cor de pele a aplicar. Para além disso, é inteligente o suficiente para se atualizar sozinho caso perceba que há eventuais diferenças — como acessórios, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR