Numa época em que são cada vez mais os motivos de distracção para os condutores, a começar pela necessidade permanente que, principalmente os jovens, têm de estar conectados com o mundo lá fora, originando aquilo que já é designado de “FOMO – Fear of Missing Out”, ou receio de perder algo, a Ford, a Google e o estúdio de realidade virtual Happy Finish decidiram criar uma aplicação de realidade virtual que promete ser capaz de nos chamar a atenção para aquela que é a dura realidade. Nomeadamente, fazendo-nos experimentar as potencialmente fatais consequências de conduzir distraído.

Segundo a neurocientista Lynda Shaw, os jovens estão, hoje em dia, programados para serem extra-sensíveis ao FOMO. Sendo essa a razão porque continuam a comunicar com os amigos, enquanto conduzem.

Os estudos mostram que a parte do cérebro que ajuda a reduzir a ansiedade quando somos excluídos pelos nossos pares, está menos activa quando somos mais jovens”, afirma Shaw. “Os adolescentes acham extremamente perturbador ser excluído pelo seu grupo. Mais importante, este córtex pré-frontal também está associado a funções como a avaliação de riscos, planeamento futuro e controlo das nossas acções.”

Precisamente com o objectivo de alertar para as situações de risco de vida e tentar diminuir números que falam em mais de 3.600 mortes de jovens por ano na estrada, na Europa (dois terços dos quais, são condutores), a aplicação Ford Reality Check usa a Google Daydream VR para colocar qualquer pessoa que queira passar pelo teste no papel de condutor distraído, que apanha amigos no caminho para uma festa.

Durante a viagem, mensagens, chamadas e passageiros, tornam-se motivo de distracção, provocando uma série de situações de perigo “por muito pouco”. Com a distracção final a ter consequências fatais. De acordo com a marca da oval, nos primeiros testes realizados, 90% daqueles que usaram a app afirmaram que mudariam a sua conduta ao volante depois da experiência.

“Estar envolvido num acidente automóvel pode ser uma experiência que muda a vida e, infelizmente, para muito jovens, pode pôr fim à sua vida de forma trágica. Esperamos que ao proporcionar um vislumbre assustador da facilidade com que isto pode acontecer, encorajemos os jovens a conduzir de forma mais segura”, afirma o director do programa “Ford Driving Skills for Life”, Jim Graham.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR